ARTESP assumirá fiscalização do transporte metroferroviário após acordo com STM

Trens da CPTM e do Metrô (Jean Carlos)
Trens da CPTM e do Metrô (Jean Carlos)

A ARTESP, agência reguladora de transportes do estado de São Paulo, emitiu nesta terça-feira, 18, uma deliberação conjunta com a Secretaria de Parcerias em Investimentos e a Secretaria de Transportes Metropolitanos para a assunção das funções de fiscalização do transporte coletivo sobre trilhos e pneus.

A decisão foi acertada por ocasião da 205ª Reunião Extraordinário do Conselho Diretor da ARTESP que aprovou, por meio da deliberação nº30,  a minuta de uma portaria conjunta.

Portaria conjunta entre SPI, STM e Artesp (Artesp)
Portaria conjunta entre SPI, STM e Artesp (Artesp)

A minuta SPI/STM/ARTESP, ainda sem número, determinará uma data para que a ARTESP passe a ser a entidade fiscalizadora do transporte sobre trilhos e pneus no estado.

Antigamente essa função era competência exclusiva da STM. Com a chegada da SPI, a CMCP foi incorporada à pasta, passando a fiscalizar as concessões ferroviárias de forma apartada da STM.

Trem do Metrô de São Paulo (Jean Carlos)
Trem do Metrô de São Paulo (Jean Carlos)

Com o fortalecimento da ARTESP, a STM também perderá o controle sobre a EMTU, extinta após decreto do governador do estado Tarcísio de Freitas.

A STM ainda estaria responsavel pela atuação no Metrô, CPTM e EFCJ. Já as linhas concedidas passam para o controle e gerenciamento da ARTESP

Segurança da CPTM terá reforço em 2025 (Jean Carlos)
Trem da CPTM (Jean Carlos)

A STM também ficará responsável pela coordenação da política pública no transporte como nos projetos de longo prazo, tais como o PITU 2040, e aquisições de maior relevância, como a compra dos 44 trens para o Metrô.

A reestruturação da ARTESP dará à agência reguladora maior potencial de escalabilidade, permitindo assim um aumento progressivo de sua estrutura conforme mais linhas passarem a ser geridas pela iniciativa privada.

O esvaziamento da STM, no entanto, pode dar margem para uma possível mudança ou extinção no futuro, à medida que outras áreas da gestão estadual passem a assumir seu escopo de atividades.

Previous Post
Primeiras composições para o Metrô BH em fabricação (Metrô BH)

Metrô BH apresenta primeiras máscaras de novo trem em fábrica na China

Next Post
Maquina esmerilhadora de trilhos (TIC Trens)

TIC Trens antecipa investimentos em manutenção com compra de trem especial

Related Posts