Avaliamos o terminal Vila Sônia e a operação dos ônibus gratuitos até Taboão da Serra

Entrega do terminal Vila Sonia (Jean Carlos)

Com o início da operação integral da estação Vila Sônia da Linha 4-Amarela na última terça-feira (10), finalmente o terminal terminal de ônibus anexo passou a funcionar, bem como o serviço ligando a estação até a cidade de Taboão da Serra de forma gratuita.

O site esteve presente na estação nesta quinta-feira (12) por volta das 17h para conferir o fluxo de passageiros após a abertura em horário integral, e a operação do serviço de ônibus.

O primeiro ponto que deve ser destacado é a operação plena do novo trecho com o CBTC, tecnologia que permite o trânsito de trens sem condutor com maior eficiência e segurança. No início da operação, era necessário realizar uma baldeação e tomar um trem operado de forma manual.

Sistema CBTC permite a aproximação de trens de forma segura (Jean Carlos)

A quantidade de passageiros inicialmente não foi grande, sendo possível observar uma quantidade razoável de bancos vazios ao longo do trem. Neste momento é normal que poucos passageiros utilizem o novo trecho.

A grande novidade ficou com a abertura do terminal de ônibus. O piso inferior surpreende pelas dimensões. Largo e espaçoso, o terminal foi dimensionado para uma grande demanda de passageiros. 

Além disso existem espaços bastante largos próximo às paredes para uma possível exploração de receitas extra-tarifárias através do aluguel para estabelecimentos comerciais.

O local possui uma série de escadas fixas, rolantes e elevadores, garantindo plena acessibilidade ao passageiro. A abertura do terminal permitiu ainda a ativação de três novos acessos, sendo um deles na Rua Heitor dos Prazeres e outros dois na Avenida Eliseu de Almeida.

No piso superior estão as plataformas do terminal Vila Sônia. Até então nenhuma linha, municipal ou intermunicipal, operava no terminal, o que se dará de forma gradual a partir deste sábado (14).

O serviço de ônibus gratuito da ViaQuatro, estabelecido no contrato da PPP, já está operando e possui uma baia própria no terminal. Realizamos duas viagens no novo serviço, sendo um translado de ida para Taboão da Serra e o retorno até o terminal Vila Sônia.

A frota de veículos é composta por ônibus articulados com capacidade para transportar cerca de 200 passageiros. O percurso de ida, que teve como boa parte do trajeto a Avenida Pirajussara, durou 17 minutos e 57 segundos. Cabe considerar que durante o trajeto houve a presença de trânsito em determinados trechos.

A única parada está localizada em Taboão da Serra, onde está sendo construído um pequeno terminal de ônibus. Por enquanto foi adaptada uma parada na parte externa do canteiro de obras para atender aos passageiros que seguem com destino à estação. O percurso de volta foi realizado em 9 minutos e 40 segundos.

Conclusão

O serviço de ônibus consegue oferecer, neste primeiro momento, uma viagem bastante confortável para os passageiros a custo zero. Cabe citar que a utilização do serviço gratuito não garante a livre integração com a estação Vila Sônia, sendo necessário pagar passagem.

A expectativa é que a demanda da estação aumente gradualmente ao longo das semanas, conforme as principais linhas de ônibus começarem a alimentar o terminal e os passageiros aderirem a estação Vila Sônia nos seus deslocamentos diários.

Previous Post

Com Serviço 710, Linha 7-Rubi só fica atrás da Linha 11 em passageiros

Next Post
Trem do Metrô de São Paulo (Jean Carlos)

Semana começa com possível greve no Metrô na quarta-feira dia 18

Related Posts