Governo da Bahia remarca licitação para compra de 10 trens do metrô
Sessão de recebimento de propostas está prevista para 30 de setembro, segundo a CTB
O Governo da Bahia anunciou a remarcação da licitação internacional para aquisição de dez novos trens destinados às Linhas 1 e 2 do metrô de Salvador.
A abertura das propostas está agendada para o dia 30 de setembro, às 9h, após adiamento motivado pela necessidade de ajustes no edital, segundo a Companhia de Transportes do Estado da Bahia (CTB).
A licitação, inicialmente prevista para meses anteriores, sofreu suspensões temporárias em junho e agosto. O investimento total está estimado em R$ 648,4 milhões, sendo R$ 616 milhões provenientes de financiamento federal e R$ 32,4 milhões do governo estadual.
Cada um dos dez trens será composto por quatro carros, ampliando a capacidade operacional do sistema.
A aquisição dos novos trens está vinculada à expansão do metrô de Salvador, incluindo projetos como o Tramo 4. Este trecho terá 1,1 km em túnel, ligando a Estação da Lapa ao Campo Grande, no centro da capital baiana.
A ampliação da frota é considerada relevante para atender ao aumento da demanda previsto com a extensão da rede.
Atualmente, o metrô utiliza trens fornecidos pela Hyundai Rotem, da Coreia do Sul.

Privatiza os lucros e socializa os prejuízos. Enquanto a CCR está fazendo dinheiro com as benesses do contrato o povo baiano paga o trem novinho pra eles. E tem uma turminha que acha lindo.