O projeto do BRT-ABC, modal de transporte de média capacidade proposto para substituir a Linha 18-Bronze de monotrilho, teve mudanças no seu projeto básico. Segundo novas informações, as pistas de rolamento vão tomar parte de terrenos por onde circula a Linha 10-Turquesa, da CPTM.
Um convênio firmado entre a prefeitura de São Paulo e a EMTU confirma tais mudanças que, em tese, inclui a cessão da faixa de domínio ferroviária para a construção do corredor de ônibus.
Siga o MetrôCPTM nas redes: Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter
O projeto funcional previa que o BRT-ABC utilizasse o eixo da Avenida Presidente Wilson, que seria alargada e requalificada. Mas as mudanças no projeto agora preveem que parte das pistas utilize terrenos da ferrovia.
Uma parte desses terrenos estão sob controle da CPTM que poderá ter que remanejar parte de suas estruturas para a passagem do BRT. Isso, no entanto, poderá gerar algum reflexo para a operação da Linha 10-Turquesa.

Outro empecilho que o BRT-ABC poderá causar é um imbróglio com o governo federal. Isso se deve ao fato de que parte dos terrenos utilizados são de domínio da Rede Ferroviária Federal. Neste caso, um convênio entre a prefeitura e a EMTU não teria poder para realizar qualquer intervenção em terrenos da União.
Em última instância, a introdução das vias do corredor de ônibus da Next Mobilidade poderia gerar problemas futuros quanto a implantação do Trem Intercidades e do remanejamentos de vias da Linha 10-Turquesa.
Alterações na faixa de domínio
O projeto da Segregação Sudeste da MRS prevê mudanças
importantes na Linha 10-Turquesa. Uma delas é a nova organização da
faixa de domínio, que é o território utilizado pelas ferrovias. O
convenio assinado entre MRS e CPTM que reorganiza os territórios
entre a operadora de carga e a de passageiros não contempla cessões
para a Next Mobilidade.
Segregação sudeste na região do Tamanduateí (MRS)
A manobra utilizada pela empresa de ônibus pode ser considerada uma forma de driblar encargos adicionais com a desapropriações de terrenos na Avenida Presidente Wilson. Se por um lado o projeto se torna mais econômico, por outro a avenida ficaria sem receber qualquer tipo de beneficio.
Cabe citar que, mesmo com a proximidade com a ferrovia, o BRT ABC não vai garantir vantagens em termos de mobilidade, uma vez que não há garantias de que o novo modo de transporte tenha isenção na integração tarifária com o sistema metroferroviário. O site produziu uma série de artigos comparando o projeto da Linha 18-Bronze com o corredor de ônibus: