CAF é confirmada à frente da manutenção dos trens das séries 7000 e 7500 da CPTM

Fabricante das composições foi habilitada e declarada vencedora da licitação, mas detalhes do processo não foram compartilhados pela companhia

Composição da Série 7500 (Jean Carlos)
Composição da Série 7500 (Jean Carlos)

A empresa CAF Brasil Indústria e Comércio foi habilitada e declarada vencedora da licitação da CPTM para manutenção preventiva e corretiva dos trens da Série 7000 e 7500 remanescentes.

A decisão foi revelada na segunda-feira, 30, pela companhia após realizar sessão pública para receber os documentos de habilitação em 12 de junho.

O site da CPTM, no entanto, não divulga quaisquer outros documentos do processo além do edital, divulgado em abril. Por isso não se sabe se houve outros concorrentes e mesmo qual foi o valor ofertado pela CAF para realizar o serviço, antes de responsabilidade da Hyundai Rotem.

Primeira revisão geral

A frota de trens das séries 7000 e 7500 foi fabricada pela CAF em sua unidade de Hortolândia (SP). A fabricante de origem espanhola ainda forneceu 35 trens da Série 8500 para a CPTM e desde então não venceu mais licitações do tipo no Brasil.

As composições referidas eram mantidas pela Hyundai Rotem, mas a CPTM rescindiu contrato tempos atrás.

Serão alvo do novo contrato 19 trens da Série 7000 e oito composições da Série 7500, alguns dos quais passarão pela chamada Revisão G (revisão geral). Veja:

  • A – Manutenção corretiva e preventiva (27 trens)
  • A1 – Revisão G (13 trens)
  • B – Reparo de itens vandalizados e acidentes
  • C – Revitalização da Série 7000 e 7500 (14 trens)

Embora seja um contrato feito pela CPTM, essas unidades serão repassadas para as futuras concessionárias das linhas 10-Turquesa, 11-Coral e 12-Safira.

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