Chegada da Linha 15-Prata em Cidade Tiradentes pode demorar

Trem Innovia 300 chega à estação Jardim Colonial
Trem Innovia 300 chega à estação Jardim Colonial (iTechdrones)

Os documentos disponibilizados pelo Metrô de São Paulo para a licitação de projetos da Linha 16-Violeta incluíram vastas informações sobre os estudos de demanda de passageiros na Zona Leste. O próprio reprojeto do novo ramal, que foi estendido até a estação Cidade Tiradentes, demonstra que a mobilidade na região evoluiu e pode provocar alterações importantes no futuro.

Um dos indícios que surgiram nos estudos da Linha 16 envolve a extensão da Linha 15-Prata. Atualmente o ramal de monotrilho opera de Vila Prudente a Jardim Colonial e está em fase de expansão para Ipiranga numa ponta e Jacú Pêssego na outra.

Há ainda um trecho final com quatro estações – Jardim Marilu, Jardim Pedra Branca, Cidade Tiradentes e Hospital Cidade Tiradentes – que ainda não teve as obras contratadas. É justamente essa extensão que aparece em vários trechos dos documentos do Metrô.

Para levar a Linha 16 até Cidade Tiradentes, o departamento de planejamento do Metrô analisou vários cenários e neles há até trechos que omitem a Linha 15-Prata em Cidade Tiradentes, como mostrou o Via Trolebus dias atrás.

Um dos mapas sugere a Linha 15-Prata apenas em Jacú Pêssego (CMSP)

Trata-se de um dos cenários estudados, denominado “49240”, que mostra a Linha 15-Prata indo de Ipiranga a Jacú Pêssego em 2039. Outros ramais que nem estão perto de serem construídos, como a Linha 20-Rosa e a Linha 19-Celeste, também são citados em seu trajeto em estudo hoje.

Apesar disso, a supressão da Linha 15 em Cidade Tiradentes parece pouco provável. Em outro trecho do documento, o Metrô considera que “a operação do trecho Jacu-Pêssego / Hospital Cidade Tiradentes da Linha 15-Prata está prevista para ocorrer após a conclusão e início de operação do trecho Jardim Brasília-Oscar Freire da Linha 16-Violeta“.

Demanda elevada em Cidade Tiradentes

Ou seja, uma das possibilidades é que o monotrilho só vá seguir no sentido da periferia num momento distante, assim que algumas premissas da expansão metroferroviária estiverem concluídas.

A preocupação é explicada em outra parte do material, em que o Metrô admite que a demanda originada em Cidade Tiradentes pode sobrecarregar a Linha 15. A companhia tem previsto que o ramal de monotrilho deverá atender a um público diário beirando 500 mil pessoas, o que é bastante para um sistema com trens de capacidade média.

Conexão da Linha 15 com a Linha 2: ramal com demanda pendular (Jean Carlos)

Além disso, a Linha 15 tem uma demanda pendular, onde a grande maioria dos usuários seguirá viagem até Vila Prudente e Ipiranga, onde estão as conexões com as linhas 2-Verde e 10-Turquesa. É uma situação que lembra a Linha 3-Vermelha, mas que neste caso terá um alívio da Linha 2 em Penha a partir de 2026. A Linha 16-Violeta em Cidade Tiradentes poderá ter um efeito semelhante ao dividir a atratividade da viagem em direção ao centro com a Linha 15.

A despeito das previsões mostradas pelo Metrô em seus relatórios e estudos, é muito cedo para considerar esses cenários como definitivos. A própria existência da Linha 16 é um mistério já que seu horizonte é tão distante ainda que muita coisa pode acontecer até que o primeiro canteiro de obras seja montado.

Previous Post

ViaQuatro troca Eletromídia pela JCDecaux para gerir publicidade na Linha 4-Amarela

Next Post

Estação Morumbi da Linha 17 recebe primeira viga-trilho

Related Posts