Chuva forte invade estação Japão-Liberdade da Linha 1-Azul
Vídeo mostra água descendo pela escadaria de acesso durante temporal nesta quarta-feira (14); não há confirmação de interrupção na circulação dos trens
A forte chuva que atingiu São Paulo na tarde desta quarta-feira (14) provocou a entrada de água na estação Japão-Liberdade, da Linha 1-Azul do Metrô. Imagens registradas durante o temporal mostram um grande volume de água descendo pela escadaria de acesso à estação, localizada na região central da capital.
O registro foi feito por volta das 15h55 e mostra a água avançando pelos degraus até alcançar o piso na parte inferior da escadaria. A ocorrência foi registrada em meio aos alagamentos que atingiram diferentes regiões da cidade.
As imagens mostram o alagamento na área de acesso, mas não permitem determinar se a água alcançou as plataformas ou as vias por onde circulam os trens. Também não foi confirmada a necessidade de fechar a estação ou interromper o atendimento na Linha 1-Azul.
A ocorrência aconteceu durante uma das chuvas mais intensas registradas na capital nos últimos dias. O Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE) colocou todas as regiões de São Paulo em estado de atenção para alagamentos às 15h25, incluindo o Centro e as marginais Pinheiros e Tietê.
De acordo com o órgão municipal, a combinação do calor com a entrada da brisa marítima favoreceu a formação de áreas de chuva intensa, acompanhadas de rajadas de vento e possibilidade de granizo.
Temporal em São Paulo alagou parte da estação Japão-Liberdade, da Linha 1-Azul do Metrô. #linha1azul #metrosp https://t.co/HufXp6jhUx
— MetrôCPTM (@metroecptm) October 14, 2026
Os maiores acumulados registrados durante o temporal chegaram a 65,8 milímetros na região do Parque Ibirapuera e 61 milímetros na Aclimação, ambos na zona sul.
Temporal também atingiu terminal de ônibus
Além da estação Japão-Liberdade, o temporal provocou alagamentos em importantes vias da região central. O Túnel do Anhangabaú ficou inundado, com veículos parcialmente submersos e motoristas obrigados a procurar abrigo sobre os automóveis.
Veículos se chocaram dentro do túnel do Anhangabaú (Willian Moreira)
O Terminal Bandeira, utilizado por linhas municipais de ônibus, também foi atingido pela água durante a chuva.
A Defesa Civil emitiu um alerta severo para a capital, recomendando que a população procurasse abrigo diante do risco de chuvas fortes, raios e ventos.
Segundo a previsão do CGE, a instabilidade deve continuar nesta quinta-feira (15), com possibilidade de novas pancadas de chuva e formação de alagamentos. Uma frente fria também deverá influenciar as condições meteorológicas na sexta-feira (16).
