Prefeitura suspende rodízio de veículos após temporal provocar caos no trânsito de São Paulo
Restrição para carros com placas finais 5 e 6 foi retirada no período da noite desta quarta-feira (14); congestionamentos chegaram a 909 km às 17h30
A Prefeitura de São Paulo suspendeu o rodízio municipal de veículos no período da tarde e noite desta quarta-feira (14), após o forte temporal que provocou alagamentos e congestionamentos em diferentes regiões da capital. A medida liberou a circulação dos automóveis com placas terminadas em 5 e 6, normalmente sujeitos à restrição entre 17h e 20h.
A decisão foi tomada diante das dificuldades de circulação provocadas pela chuva. Segundo a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), a cidade registrava 909 quilômetros de lentidão às 17h30, um dos momentos mais críticos do trânsito durante a tarde.
O temporal atingiu principalmente a região central, onde diversas vias ficaram intransitáveis. Na Bela Vista, a Avenida 9 de Julho e a região da Praça 14 Bis foram tomadas pela água, impedindo a passagem de veículos.
Uma das situações mais graves ocorreu no Túnel do Anhangabaú, no sentido Aeroporto, que ficou completamente inundado. Carros e ônibus foram surpreendidos pela rápida elevação do nível da água, e motoristas precisaram subir sobre os veículos para se proteger.
Também foram registrados alagamentos na Liberdade, em Santa Cecília e no Cambuci, além de problemas na Avenida Santo Amaro, na zona sul. Na Rua Doutor Plínio Barreto, uma árvore caiu sobre dois automóveis e provocou a interdição da via.
A suspensão do rodízio valeu para o período noturno desta quarta-feira. Normalmente, a restrição impede a circulação de automóveis com determinados finais de placa no centro expandido da capital, das 7h às 10h e das 17h às 20h, de segunda a sexta-feira.
Túnel do Vale do Anhangabaú ficou alagado após chuva nesta quarta-feira, 14, em São Paulo. https://t.co/aVRWC94BM7
— MetrôCPTM (@metroecptm) October 14, 2026
Toda a cidade entrou em estado de atenção para alagamentos às 15h25, conforme comunicado do Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE) da Prefeitura. O alerta foi encerrado às 17h, mas os reflexos da chuva continuaram afetando a circulação de veículos.
A Defesa Civil também emitiu alertas severos para a população, diante da intensidade da chuva, acompanhada de raios e rajadas de vento.
Segundo o CGE, a estação meteorológica da Sé registrou 48,5 milímetros de precipitação durante o temporal. A combinação do calor com a entrada da brisa marítima favoreceu a formação das áreas de instabilidade que atingiram a capital.
