Com 155 anos, estação Jundiaí é restaurada pela CPTM

A estação de Jundiaí é tombada pelo CONDEPHAAT. Além do restauro da estação a plataforma 1, que estava desativada, voltou a operar. As plataformas 2 e 3 deverão passar por melhorias.
Corpo da estação e a plataforma 1 foram restauradas (Jean Carlos)

Nesta quinta-feira (17) a CPTM realizou a entrega da reforma da estação ferroviária de Jundiaí da Linha 7-Rubi. Sendo considerada uma das mais antigas paradas em funcionamento no estado, a estação Jundiaí passou por um processo de revitalização de suas estruturas que são tombadas pelo CONDEPHAAT.

As obras de revitalização da estação se iniciaram no ano de 2020 e contemplaram melhorias nas áreas internas e externas da estação. A fachada foi recuperada, assim como as estruturas de madeira e metálicas, que são em grande parte importadas da Inglaterra.

A estrutura em alvenaria também foi revitalizada e limpa. Portas, janelas e outros elementos também passaram pelas melhorias que aumentam a vida útil e a beleza de todo o conjunto. Todas as etapas do restauro são realizadas dentro de normas específicas para evitar qualquer tipo de descaracterização do bem tombado.

Segundo a CPTM, ainda foram realizadas atualizações nos sistemas das estações como melhorias de sustentação de rede aérea, nos sistemas de energia da estação e também no sistema de telecomunicações.

Diante de todas as melhorias, também foi reaberta a operação da plataforma 1 que havia sido fechada devido ao precário estado de conservação, situação contornada após os trabalhos executados pela CPTM. Com a reativação da plataforma, parte da comunicação visual foi alterada.

Mais trabalho pela frente

Com a reativação da plataforma 1 será possível a complementação do restauro da estação com a revitalização das estruturas da plataforma 2 e 3. O local está com parte das estruturas que compõem a cobertura visivelmente degradadas pela ação do tempo.

As ações deverão seguir a metodologia adotada para a primeira metade da estação com o tratamento das estruturas em madeira, pintura e limpeza do telhado e reforço das estruturas de rede aérea. Juntamente com essas melhorias também está a complementação da reforma da passarela histórica que está apenas com metade dos trabalhos realizados.

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