Muito se fala sobre a pequena extensão de linhas de trens em São Paulo, a despeito de nos aproximarmos de 400 km de trilhos. Não há dúvida que a malha está aquém do necessário, basta ver quantos projetos de novas linhas estão em gestação e ainda assim não seriam suficientes para cobrir as principais áreas da região metropolitano.
Mas, afinal, nossa rede é tão modesta assim? E se comparada a um dos metrôs mais famosos do mundo, o de Nova York? Foi isso que fez o perfil São Paulo Yimby (@spyimby), que busca defender projetos que tornem as cidades mais justas e acessíveis.
O acrônimo vem do termo em inglês “Yes In My Backyard” (Sim, no meu quintal), que contesta justamente o Nimby (Not In My Backyard), um fenômeno existente em grandes metrópoles quando moradores e organizações buscam evitar projetos que tragam progresso e maior adensamento em seus bairros.

Em um post recente, seu autor, o advogado Guilherme Pereira, fez um breve exercício de imaginação, sobrepondo as redes de trens de São Paulo e Nova York. Veja a seguir suas ponderações retiradas do perfil:
Brincando de reorganizar a rede de trilhos da Secretaria dos Transportes Metropolitanos de SP sobre o mapa de uma região densa, como NYC e arredores. O traçado e extensão das linhas foram mantidos, apenas a disposição de cada uma alterada no sistema para ficar mais lógico.

Considerando nossas linhas existentes (amarelo), em construção (vermelho), estudos ou projeto (azul) e realizando a mesma sobreposição na área de Nova York e Nova Jersey.
Fiz o mapa para visualizar como seria a disposição da nossa rede de uma forma mais densa e sobre uma região densa. Pois um dos nossos problemas, além da extensão da rede, é a configuração do território. E há um espraiamento do principal público do transporte coletivo, o que é ainda pior.

Além de adensar o centro, incluiria as demais regiões com oferta de empregos e serviços com infra de transporte. Essas não raro ficam de fora da discussão (vide polos comerciais na Zona Oeste e Zona Sul).

Minhas ressalvas:
- Temos mais habitantes
- Incluí as linhas da CPTM ou que eram dela porque o subway de NY também faz algo assim. A velha questão da padronização.
- Na realidade, o sistema de NY é apartado do de New Jersey. Só que deixei umas linhas indo para o lado de NJ.