Comporte e CRRC se reúnem com Tarcísio de Freitas às vésperas do Leilão do Trem Intercidades

Grupo comporte e chineses discutem com o governo (N509FZ)
Grupo comporte e chineses discutem com o governo (N509FZ)

Às vésperas do leilão do Trem Intercidades entre São Paulo e Campinas os principais participantes parecem definidos. Nesta semana, a chinesa CRRC e o Grupo Comporte tiveram reuniões com o governador Tarcísio de Freitas.

Siga o MetrôCPTM nas redes: WhatsApp | Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter

A informação consta da agenda oficial do mandatário. Na segunda-feira (26), o governador recebeu em seu gabinete a equipe da CRRC Brasil, uma das maiores fabricantes de trens do mundo.

Já nesta quarta-feira, 28 de fevereiro, foi a vez de o governador receber dirigentes do Grupo Comporte no Palácio dos Bandeirantes. Não se sabe exatamente o teor das discussões, mas os rumores sobre um consórcio entre as duas empresas têm sido frequentes.

Fabrica de trens de alta velocidade da CRRC (CRRC)
Fabrica de trens de alta velocidade da CRRC (CRRC)

Entende-se que o consórcio formado pelo Grupo Comporte, CRRC e CRCC deverá disputar o leilão contra o Grupo CCR e a Alstom. Informações preliminares citam que os chineses estariam dispostos a implantar uma filial da CRRC em território brasileiro.

Protestos contra o leilão

Também nesta quinta-feira (28) os sindicatos dos metroviários e dos ferroviários marcaram um protesto em frente à Bolsa de Valores de São Paulo (B3) onde será realizado o leilão do TIC Eixo Norte.

As entidades apontam quatro motivos para exigir o cancelamento do leilão que engloba a concessão da Linha 7-Rubi da CPTM.

Entre eles estão o aporte de R$ 9 bilhões ao projeto, bancado pelo estado, o fim do Serviço 710, um provável aumento de custos no transporte pelas empresas privadas, além do aumento do número de falhas.

Atos contra o leilão convocados pelo sindicato (Sindicato dos Metroviários)
Atos contra o leilão convocados pelo sindicato (Sindicato dos Metroviários)

Ainda existe a possibilidade de impugnação do leilão por meio de ação judicial. Em postagem em redes sociais, o deputado estadual Guilherme Cortez (PSOL) diz que irá barrar o leilão na Justiça. Fatos semelhantes ocorreram em leilões anteriores, mas até a publicação deste artigo não havia qualquer decisão nesse sentido.

Previous Post

Acciona já escavou mais de 1.300 metros de túneis a partir do pátio Morro Grande

Next Post
Trem regional

Trem Intercidades para Baixada Santista pode usar trajeto por Mongaguá

Related Posts