Trem Intercidades para Baixada Santista pode usar trajeto por Mongaguá

Sugestão partiu do governador Tarcísio de Freitas e seria um caminho menos íngreme até Santos. Novo TIC, no entanto, poderia ser conectado à Linha 9-Esmeralda em vez da Linha 10-Turquesa
Trem regional
Trem regional (Jeremy Segrott)

Às vésperas do leilão do Trem Intercidades (TIC) São Paulo-Campinas, que deve ocorrer nesta quinta-feira, 29, o secretário de Parcerias em Investimentos, Rafael Benini, concedeu entrevista ao jornal Folha de São Paulo, onde revelou que o estado estuda uma nova alternativa para o ramal de trem regional que irá até a Baixada Santista.

Benini disse que o governador Tarcísio de Freitas sugeriu que o TIC Eixo Sul passsse pela serra nas proximidades de Mongaguá. “Ali a inclinação da Serra do Mar é mais propícia. Então a gente desceria por Mongaguá e iria para Santos via a antiga rodovia[sic] da Santos-Cajati”, disse o secretário, aparentemente confundindo a ferrovia operada pela Fepasa com uma estrada.

Um dos pontos complexos é como ligar o TIC SP-Santos à malha metroferroviária de São Paulo. Com este possível trajeto, a ligação poderia ocorrer pela Linha 9-Esmeralda, nas proximidades de Parelheiros, seguindo o trajeto da antiga ferrovia Sorocabana.

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Ferrovia Santos Cajati
Ferrovia Santos Cajati (Reprodução)

Túnel profundo entre as alternativas

O Trem Intercidades para a Baixada Santista será o último a ser implantado em virtude da sua complexidade. Há várias alternativas para vencer a diferença de altitude entre o planalto e o litoral, nenhuma delas fácil de ser resolvida.

Os projetos iniciais apontavam que a linha deveria partir das proximidades do fim da Linha 10-Turquesa, da CPTM, e descer a Serra do Mar em direção a Santos, que é um trajeto similar aos que os trens de carga fazem para chegar ao Porto de Santos.

Uma das propostas previa um túnel imenso e profundo que começaria ainda dentro da capital, mas o custo elevado acabou fazendo a ideia ser desconsiderada.

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29 comments
      1. Acho que este tracado repararam um erro histórico do Governador Tarcísio, quando Ministro enterrou o Ramal Ferroviário Santos Cajati,ao fazer o acordo com a MRV ao perdoar a multa por nso manter em operação, trocou por investimentos na Rede operada pela própria.,parece piada mas é pura verdade.Condenou uma população a depender de oinbus ou veículos próprios,que embeve pagarão pedagios.

    1. imagina ter que ir até Parelheiros, dependendo da maravilhosa linha 9, para então pegar o trem para baixada, que vai dar uma volta enorme?

      Só podia vir do governador carioca essa ideia furada .

      1. Aproveitando que divulgaram que o ponto final/inicial do TIC Oeste será em Pinheiros, melhor fazer o TIC Sul seguir de Parelheiros até Pinheiros, descentralizando esses trens, cada um com seu ponto final/inicial (Sul/Oeste em Pinheiros, Norte na Barra Funda, e Leste talvez no Brás ou alguma estação mais a leste), pois tentar trazer tudo para Barra Funda, Brás ou Luz não é mais viável, depois de anos e anos de inércia do PSDB e do vice Alckmin, sem pagar muito em desapropriações.
        A idéia é ir de Parelheiros, subir até Pinheiros, ou pelo lado da Marginal onde já tem a linha 9 do trem ou chegando pelo outro lado, onde querem fazer como ponto final/inicial do TIC Oeste vindo de Sorocaba.

        Analisando o percurso divulgado do TIC Sul, partir da estação Varginha, descer até Engenheiro Souza, aproveitar dali a linha desativada até Mongaguá, pode ser uma solução muito viável, mas tem que correr antes que invadam tudo, ainda tem muita área livre, a principal ocupação é em torno da Estação Varginha mesmo, o resto do trajeto quase não tem construções, daria pra fazer o trajeto mais retilínio possível, com poucos desvios. Pena que vai ser o último TIC a ser feito.
        Pode ser uma melhor alternativa que usar a beira da Imigrantes, que demandaria um grande desvio.

    1. Então quer dizer que em governos anteriores, o governador podia “aceitar”ou não um projeto, baseado no seu conhecimento de SP e não por um parecer técnico de um órgão competente? Ou tá falando isso só por birrinha ideológica?

  1. O túnel partindo de Santo André próximo à estação Celso Daniel da CPTM chegando a Cubatão com trinta quilômetros de comprimento e 760 metros de desnível seria a melhor solução em relação a distância e tempo de viagem, mesmo que sendo muito mais dispendiosa.

    1. Mas a passagem do TIC ficaria mais cara para compensar os gastos de combustível/eletricidade para atravessar o túnel, o que pode tornar a TIC mais cara que uma passagem de ônibus para Santos.

      1. Eu fico aqui pensando com meus botões. Será que tem gente que acredita nessa bobagem? Quanto tempo faz que tivemos a copa do mundo no Brasil? Pois é. Tem uma linha do metrô que vai de congonhas até a estação Morumbi da linha 9. Esse trem era para aquela copa. Tem que ser muito idiota pra acreditar. Pode até ser que saia um dia, mas nossos netos também não vão vê.

    2. Miguel. A alternativa de perfurar um túnel na serra de aproximadamente 40km em declive na rocha com esta magnitude é muito cara e totalmente inviável como está sendo aquele pequeno trecho da Linha 6-Laranja (e não em cascalho que facilita como está sendo na Linha 2-Verde).
      O acesso poderia se dar através de uma linha central existente da estação Tamanduateí da CPTM que não interfere nos Trens Metropolitanos e também poderia ser cotada como parada inicial percorrendo vias no trecho de planalto do ABC entre Mauá e Rio Grande da Serra.
      Porém para ambos os casos se fazer um novo sistema de cremalheira em paralelo a existente contornado a serra do mar seria a mais viável e única opção, semelhante ao da MRS, neste caso, diferente de outros TIC, o sistema deverá ser obrigatoriamente compartilhado com a operadora que tem mostrando grande interesse devido à alta demanda para cargas chegada do trem até a Baixada.

  2. Considerando que parte do trecho já existe e é utilizado pela linha 9 e trem de carga que passa por lá, tornando o custo de implantação menor que as outras alternativas.

  3. Com relação a um estudo mais atualizado a ligação concomitante Rodo Ferroviária entre Parelheiros e Itanhaém (E não Mongaguá), interligadas com o Rodo e Ferroanel, planejados desde a década de 80, tratando-se de mais uma bravata do governador para desviar o foco daquele obsoleto TIC para Campinas em linha singela que por si só já inviabiliza totalmente seu prosseguimento, pois assim como lançou uma licitação inútil para a Linha-20 Rosa para tirar o foco da extinção do Serviço-710, que na campanha falou em concluir o Ferroanel para cargas, mas na prática lança concessões altamente perniciosas!
    Vale lembrar que as duas linhas ferroviárias utilizadas pela MRS em bitola mista(1,0 + 1,6m) da antiga FEPASA para realizar esta ligação com o litoral já se encontra saturada, e possui uma demanda muito maior, o que a torna inviável o seu uso para trens de passageiros, o mesmo ocorre com a inviabilidade da recuperação do traçado do antigo sistema funicular, e com relação a rodovia dos Imigrantes, existe um bloqueio para descida de veículos pesados como ônibus e caminhões por conta da segurança, pois a maioria destes veículos não possuem o *Retarder, tendo estes como única opção a via Anchieta.
    Sendo assim, existe a necessidade dos dois modais Rodoviários e Ferroviários serem construídos de forma paralela e concomitante, pois comprovadamente existe uma redução de custo de ~20% quando deste tipo de construção, e os ferroviários utilizados de forma compartilhada com o sistema de cremalheiras, pois a demanda está garantida, pois a concessionária atualmente possui um enorme interesse em participar financeiramente, pois o gargalo principalmente em relação a contêineres que tem que ser transportados por outras formas.
    Outro fator importante com relação a implantação dos TIC’s, é que algumas das locomotivas e carruagens para uma operação inicial estão restauradas e são existentes e estão em bom estado de conservação, restando se construir as linhas.
    Lembrando que em um passado recente tivemos uma grande ferrovia que operava assim cargas e passageiros compartilhados e era FEPASA, que era comparada a maior ferrovia americana estatal em operação, a AMTRAK,

  4. Creio que irão refazer o trecho desativado entre varginha e evangelista de souza, depois utilizando a serra da sorocabana/rumo e chegando a samaritá, onde encontraria com o vlt fase 3. Seria mais barato, o custo maior seria a reconstrução após varginha e uma possível eletrificação até samarita.
    Mas como já comentaram anteriormente, o trecho de serra é totalmente saturado mesmo possuindo via dupla e simples aderência (serra da mrs é 1 via e por cremalheira).

  5. Não, não é viável esse modelo. o custo pode ser menor, poderia ser até 0, porém não há vantagem pro passageiro, mesmo sem considerar a demora que seria até se conectar a linha esmeralda, a linda esmeralda da primeira estação até a Paulista (destino mais popular) da 1 hora e 18, com 2 baldeacoes. Do jabaquara até a Paulista, com 1 baldeação, da 30 minutos. Agora me diga: qual seria a vantagem pra ir de trem invés de ônibus pra quem vai pra Paulista? Centro? Me pergunto se até interlagos não faria mais longe indo de tic do que de ônibus via jabaquara!

  6. Ainda não dá pra dizer que o tunelão foi desconsiderado. Ele ainda está na mesa, mas a percepção de possibilidade está sim menor.

  7. O governador e os técnicos do órgão competente pelo projeto esqueceram que o trecho da via (Ex Sorocabana/Fepasa) que passa por Parelheiros em direção ao litoral está sob concessão da Rumo e já se encontra congestionada?

    1. O correto é que este Trem passe pelo ABC mesmo, aonde há mais demanda e um trajeto bem mais curto do que pela alternativa proposta.
      No desafiador trecho da Serra até existe um leito ferroviario desativado, que poderia (e deveria) ser aproveitado – aquele aonde operava o sistema-funicular desativado nos anos 80.
      No entanto será necessário um apurado e detalhado estudo da estabilidade geológica desse trecho, que encontra-se há décadas abandonado e sem qualquer manutenção.

      1. Isso é o de menos, restaurar um trecho já existente é muito mais barato, na verdade é super barato comparado com qualquer túnel, e sinceramente não sei por que empecilho nesse trecho, já é sabido que não possível vencer a serra do mar em alta velocidade por meio de trilhos, ou faz algo mais simples e eficiente ou não vai fazer nada, não temos uma economia como a chinesa pra bancar um túnel tão complexo, demorado e caro de se fazer

        1. Sim. Inclusive a declividade desse trecho não seria nenhum problema, visto as modernas tecnologias atualmente disponíveis na indústria ferroviária mundial.

  8. Poderia fazer a terceira ligação rodoviária São Paulo/ Parelheiros x Itanhaem, incentivar os grupos de hotelaria a construção de hotéis/ Resort em Praia Grande ao Liitoral Sul, ativando com isso os voos comerciais em Itanhaem, não descarto o quanto seria importante a ligação por trem Santos x São Paulo x Campinas x Ribeirão Preto x Uberlândia MG

  9. eu vejo muitos comentários aqui, entendam uma coisa, essa obra não sai. isso é papo de político que nem sabe q o trem já atende Mogi das cruzes e chama o distrito de Cesar de Souza , de Cesar de castro. esses caras nem sabem o que precisaria ser feito para isso ser concluído, e falar até papagaio fala.

    o único tic que vai sair, se chegar a sair mesmo pois tenho minhas dúvidas , é esse de campinas, pq tem alguma demanda e a intervenção será menor.

    o trecho entre Varginha e evangelista de Souza para rodar trens deveria ser reconstruindo além de desapropriar um monte de gente que foi se alocar na faixa de domínio ferroviário

    e mesmo que tivesse pronto, um trem desses teriam poucos horários e demoraria muito para chegar em santos.

    o mais possível seria um trem turístico aos fins de semana indo até santos pela linha da MRS. viagem que já foi feita em teste na gestão passada.

  10. Para quem sobe e desce a serra todos os dias de fretado, enfrentando acidentes, congestionamento em dias de feriados,intre safra, comboios no Sistema Anchieta/Imigrantes, terá com toda certeza o apoio da população da baixada e do Vale do Ribeira.

  11. Parece até uma coisa inovadora… os caras já desciam com trem de passageiro na década de 80 (que eu me lembro)… com tecnologia bem inferior a que temos hoje… agora não sabem nem de onde partir… é lamentável 🙉🙈🙊

  12. Lembro de ter feito algumas viagens para Santos saindo da Julio Prestes. Embora o trem era medieval, leito da estrada era muito bom e a paisagem deslumbrante. A viagem abrangia boa parte do litoral sul

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