Trem especial da CPTM, Litorina passa por processo de mudança na identidade visual

Repaginação faz parte da licitação que visa recaracterizar os carros do Expresso Turístico. Trem especial poderá ser utilizado nos serviços no futuro
Litorina da CPTM repagina (Alexandre Pisciottano)
Litorina da CPTM (primeiro carro após a locomotiva em vermelho) aparece repaginada (Alexandre Pisciottano)

Um dos trens mais raros da frota da CPTM agora está de cara nova. A Automotriz da CPTM, também conhecida como Litorina, foi vista circulando com mudanças na identidade visual.

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A automotriz RDC é atualmente utilizada como carro administrativo da CPTM, operando exclusivamente para eventos especiais. Nos últimos anos, o trem passou por melhorias e foi remobilizado.

No final do ano passado, a CPTM abriu licitação para mudanças visuais nas composições do Expresso Turístico, o que também incluiu a Litorina. A proposta é de que os trens tenham mais detalhes em inox, recuperando muito de suas características originais.

Projeto para adesivação do Expresso Turistico (CPTM)
Projeto para adesivação do Expresso Turistico (CPTM)

A presença da Budd RDC é bastante nostálgica e relembra até certo ponto a forma como o trem foi encontrado. Antes de ser reformada, o trem estava encostado em um dos pátio da empresa, ainda com identidade da antiga Rede Ferroviária Federal.

Litorina da CPTM na pintura antiga (Jean Carlos)

Apesar da reforma, durante muitos anos o trem ficou parado sem utilização. A remobilização do trem e seu eventual uso pode indicar não só uma ampliação na oferta de lugares no Expresso Turístico, mas também a oferta de um nível de serviço mais elevado, tendo em vista que o trem é extremamente confortável e silencioso.

Modelo raro

A Litorina é um Budd Rail Diesel Car, automotora de propulsão a diesel, que foi fabricada em 1949 a pedido da Rede Ferroviária Federal (RFFSA). O veículo possui ar-condicionado e até mesmo uma pequena cozinha.

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  1. Da mesma forma que os amarelinhos Toshiba de 1948 em bitola métrica até 2021 ainda trafegaram na Bahia e acordo com o texto, a Litorina é um Budd Rail Diesel Car, automotora de propulsão a Diesel, de fabricação em 1949, portanto com 75 anos, e na ativa, sendo que a locomotiva da foto não faz parte do conjunto, nesta hora é que se comprova a qualidade da manutenção e conservação, quando ao mesmo compara com alguns dos da série 7000 com aproximadamente quinze anos já foram baixados!

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