Confira a operação da Linha 15-Prata com a manobra na estação Jardim Colonial

Durante o horário de vale, o Metrô tem operado o monotrilho entre Vila Prudente e Jardim Colonial sem a necessidade da transferência em São Mateus. Manobras são realizadas no track switch após a ultima estação.
Composição manobrando após a estação Jardim Colonial (Jean Carlos)
Composição manobrando após a estação Jardim Colonial (Jean Carlos)

O Metrô de São Paulo iniciou no começo deste mês a operação, em caráter experimental, do novo aparelho de mudança de via da estação Jardim Colonial da Linha 15-Prata.

O site esteve neste sábado (09) no monotrilho da Linha 15 para conferir de perto como funciona a operação do ramal, que contava com trens realizando viagens entre Vila Prudente e Jardim Colonial sem necessidade de transferências.

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A operação diferenciada ocorreu no período da noite. Na estação São Mateus as plataformas laterais estavam recebendo os trens. A plataforma 1 atendia aos trens no sentido Jardim Colonial e a plataforma 2, aos trens sentido Vila Prudente.

Por conta da estratégia, a parada na via central da estação, usada na operação normal, estava desativada. Na plataforma 3 (central), os passageiros que fariam a transferência para Jardim Colonial tomavam um trem em uma das plataformas laterais.

A viagem até Jardim Colonial já é realizada fhá z alguns meses com velocidade operacional elevada, assim como no restante do trecho. Os trens nesta região operam por ambas as vias, já que a manobra na região está ativada.

Estação São Mateus com sinalização especial no mezanino (Jean Carlos)
Estação São Mateus com sinalização especial no mezanino (Jean Carlos)

Ao chegar na estação, o trem é evacuado e segue para a área de manobra. A composição passa pelo track switch sem trocar de via, de forma que a fique atrás do aparelho de mudança de via.

Após a composição estar atrás da área de manobra o track switch altera seu posicionamento. O trem inverte o sentido e passa a operar na via oposta. Essa manobra, partindo da estação Jardim Colonial, executando a manobra e voltando à estação durou cerca de três minutos.

A sensação que se tinha era de uma operação muito mais fluída com o novo aparelho de manobras. Em nenhum momento se viu lentidão ou demora na passagem dos trens.

Embarque para a estação Jardim Colonial (Jean Carlos)
Embarque para a estação Jardim Colonial (Jean Carlos)

Talvez o único ponto que deva ser melhor ajustado é a comunicação geral e a adequação do passageiro às mudanças. Alguns deles sentiam-se um pouco confusos quanto a necessidade ou não de se fazer transferências na estação São Mateus.

Na estação em si eram disparados avisos sonoros constantemente, além de haver placas sinalizando o sentido das plataformas.

A “operação especial” Vila Prudente-Jardim Colonial deve ocorrer por enquanto nos horários de menor movimento. Durante os dias úteis, segundo relatos, a operação tradicional, com atendimento até a estação São Mateus continua sendo preferencial.

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4 comments
  1. Ano q vem, a Alstom começara a fabrica as 19 novas composições, com elas, será possível operar sem baldeação em todos os horários.

  2. E aos sábados, domingos e feriados, os trens da Linha 15 também manobram após Jardim Colonial durante toda a operação comercial ou só à noite também como foi mostrado no vídeo?

    1. tem que destravar mais duas estações apos Colonial pelo menos ate jardim pedra branca fazer so duas estacoes ate 2026 é muito pouco.

      1. Ja estão fazendo duas após Jd. Colonial, Boa Esperança e Jacu-Pêssego.

        A extensão final, inclui as estações Jd. Marilu(no final da Av. Ragueb Chohfi), Jd. Pedra Branca(Na Estrada do Iguatemi) Cidade Tiradentes (em frente ao Terminal de ônibus) e Hospital Cidade Tiradentes(frente ao hospital, na Av. dos Metalúrgicos)

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