Confira a operação das novas portas de plataforma da Estação Belém

Segundo conjunto de portas entrou em funcionamento na Linha 3-Vermelha na semana passada. Operação ocorre por meio de sensores enquanto o sistema CBTC não entra em atividade
Conjunto de portas de plataforma da estação Belém (Jean Carlos)
Estação Belém (Jean Carlos)

Na última quinta-feira (25) o Metrô de São Paulo entregou para a operação o novo conjunto de portas de plataforma da estação Belém. É a segunda estação que possui equipamentos desta natureza em operação após Vila Matilde.

É também a primeira estação a contar com o equipamento fornecido pelo Consórcio Kobra, contratado em 2019 para fornecer 88 fachadas para estações das linhas 1-Azul, 2-Verde e 3-Vermelha.

O site esteve na estação Belém durante o período da noite e traz alguns detalhes de funcionamento deste equipamento.

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As portas de plataforma instaladas na Linha 3-Vermelha são compostas por módulos, de forma que a sua montagem seja facilitada e célere. Seu principal objetivo é propiciar maior segurança aos passageiros que aguardam o trem na plataforma.

Normalmente, as portas de plataforma ficam conjugadas com o sistema de sinalização. No caso das Linhas 1-Azul, 2-Verde, 4-Amarela, 5-Lilás e 15-Prata, o controle das portas está associado ao sistema CBTC.

Mas, como o novo sistema de sinalização ainda não está concluído na Linha 3-Vermelha, as portas de plataforma operam por um modo nomeado por “AUX/BK”. O Backup das portas de plataforma atua como um sistema secundário importante.

Portas funcionando por meio de sensores (Jean Carlos)
Portas funcionando por meio de sensores (Jean Carlos)

Quando está em operação, uma série de sensores realiza a leitura das portas dos trens. Quando o trem abre as portas, os sensores detectam esta atividade e abrem as portas da plataforma. O mesmo ocorre no fechamento, assim que as portas do trem fecham as portas de plataforma correspondem.

Neste tipo de operação ocorre um pequeno atraso, natural, por parte dos equipamentos. Quando o CBTC estiver plenamente operacional estas restrições deixarão de existir, tornando o funcionamento das portas de proteção mais dinâmicas e eficientes.

O plano do Metrô de São Paulo é de que, neste primeiro momento, todas as estações das Linhas 1-Azul e 3-Vermelha, as mais movimentadas de toda a rede, possuam fachadas de segurança.

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  1. A única coisa que precisa de ajustes é a “centralização” das portas do trem com as PSD’s.

  2. Após a conclusão CBTC da linha vermelha , as estações poderão receber os formidáveis painéis com os intervalos e lotações dos vagões, desenvolvido pelo metrô, um trabalho de excelência, e extrema expertise!

    Qual a previsão da licitação portas de plataforma da linha verde?

    Qual a previsão de finalizar a implantação do CBTC na linha Vermelha ?

  3. o CBTC vai proporcionar:

    *Mais conforto e segurança aos usuários com capacidade de realizar paradas mais precisas e suaves nas estações;

    * Redução nos intervalos com possibilidade de injeção de mais trens no carrossel permitindo incríveis 15 metrôs de distância entre os trens;

    *Instalação de painéis com os horários dos próximos trens e indicação dos vagões mais vazios para o passageiro embarcar em uma viagem mais confortável !

    …é preciso divulgar o cronograma, e prazos de para finalizar a implantação.

  4. Ontem (29/05) as portas de plataforma não abriram qdo o trem parou (era umas 16:30). O trem fechou e abriu as portas novamente e as da plataforma continuaram fechadas. Na porta que eu estava os usuários dentro do trem puxaram a alavanca laranja e só aquela porta abriu, deixando eles descerem. Depois disso o trem fechou as portas e partiu sentido Itaquera. A da plataforma fechou em seguida.

  5. O Delay entre a abertura e o fechamento das portas está bem alto….

    Lembro que, qdo o metrô ativou em V.Matilde lá atrás e em Sacomã ainda com o ATO, as portas fechavam logo que apitava o sinal de fechamento…dai atrasava um pouco, mas não era tão longo assim.

    Já em Belem, a porta do trem fechou e as do PSD ainda nem tinha começado a fechar…

    Isso acaba que atrasando a partida dos trens em uns segundos preciosos….

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