Confira as obras do VLT da Baixada, que avançam para o centro de Santos

Site esteve na Baixada Santista e pode conferir as obras de ampliação do modal que contará com ramal circular passando pelo centro de Santos
Obras da Fase 2 avançam em Santos (Jean Carlos)
Obras da Fase 2 avançam em Santos (Jean Carlos)

O VLT da Baixada Santista é o sistema de transporte sobre trilhos que opera nas cidades de Santos e São Vicente, sendo importante instrumento na mobilidade urbana local. Estão em curso as obras para a implantação do trecho 2 do VLT, chegando ao centro de Santos.

O projeto, que teve início em setembro de 2020, deveria ter sido entregue neste mês, após 30 meses de obras. A EMTU, no entanto, afirmou ao jornal A Tribuna em dezembro que o cronograma estava sendo revisto – na época, a obra tinha atingido 32% do previsto.

O site acompanhou parte das obras de ampliação da chamada Fase 2. Como principal característica, o novo trecho terá operação circular em via singela.

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Um dos trechos avaliados é onde estará localizada a futura estação Universidades 2. No local já é possível ver que a estrutura principal da parada já está montada.

Traçado da Fase 2 do VLT (Prefeitura Municipal de Santos)
Traçado da Fase 2 do VLT (Prefeitura Municipal de Santos)

A operação do novo trecho se dará em via singela, ou seja, todas as estações são unidirecionais. Para permitir maior eficiência, as estações que seguem no sentido Centro estão a duas quadras das estações sentido Conselheiro Nébias, onde será a transferência para o trecho existente.

Na região da estação Universidades 2 o trabalho na via permanente está em fase intermediária. Foi concluída a primeira base em concreto que fará o suporte das vias. Camadas adicionais deverão ser adicionada até chegar o nível da rua.

Neste primeiro trabalho é possível observar elementos de drenagem e mantas geotêxteis. Também estão previamente instalados tubos para a passagem de cabos e caixas de serviço.

O projeto também prevê a revitalização das áreas por onde passarão os trens. Apesar das intervenções urbanas das obras serem particularmente fortes, uma vez que o VLT compartilhará vias com veículos, as regiões serão beneficiadas com diversos melhoramentos.

A Fase 2 do VLT da Baixada Santista contará com 14 estações e terá capacidade para transportar 35 mil passageiros. O investimento nas obras é da ordem de R$ 217 milhões.

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  1. A previsão de inauguração da segunda linha do VLT de Santos é julho de 2024. A terceira linha que vai ligar a área continental de São Vicente, está na fase de projeto, sendo dividida em duas licitações, uma só para a Ponte dos Barreiros e a outra para a linha que vai ser construída. Sobre a segunda fase do VLT, ele vai revitalizar muitas áreas deterioradas da Santos. Estação Mercado é um bom exemplo. Por onde passa os trilhos, tudo é refeito, das calçadas, do sistema de água e esgoto, iluminação, asfalto, etc. A linha um existente mostra como o VLT trouxe benfeitorias para Santos e São Vicente. Esperamos a terceira linha, que irá ligar a área Continental de São Vicente a Praia Grande. A quinta linha para o Guarujá é um projeto de difícil execução, não há diálogo entre os governantes. A quarta fase para a Praia Grande, vejo grandes possibilidades. Abraços Anibal, excelente sua matéria

  2. O VLT e imprescindível e na Área Continental,pois Santos tem um ótimo transporte coletivo e por isso não sendo muito importante no centro.Ao contrário de São Vicente que necessita urgentemente desse serviço!E uma pena que São Vicente está as abandonada a muitos anos

  3. Há mais de 60 anos havia uma pequena ferrovia entre Vicente de Carvalho e o centro de Guarujá que infelizmente foi extinta por falta de visão de longo prazo dos nossos governantes.

  4. Está obra está trazendo diversos problemas para moradores e comerciantes, que vivem no trecho de trajeto do VLT2. O atraso da obra, que deveria ser entregue em março/23, não tem 40% de prontidão. Acho que o jornalista deveria voltar a obra e conversar principalmente com os comerciantes/moradores pra entender a realidade.

    1. Não é necessário toda obra causa efeitos negativos por onde passa antes de completa, é senso comum, o importa é o benefício q se ganhará depois de completa não o caos e dificuldades durante a obra

  5. Todo esse desperdício de tempo e dinheiro pra fazer um trechinho destes? Coitado de quem tem residência nesta região, esse VLT irá passar na calçada, praticamente na porta dessas moradias! Quero ver sair da garagem na Luiz de Camões!

  6. Na minha opinião o trecho dois com quase 40% de conclusão deveria ser o três e o três o dois pois em São Vicente a obra é bem menos complexa e simples, mais fácil execução já tem área disponível e não interferem em áreas urbanas e o povo da área continental necessita demais do VLT as pessoas necessitam para trabalhar muito mais do que nessa área central que é mais focada ao turismo.

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