Confira o andamento das obras na estação Lapa da Linha 8-Diamante

Com previsão de entrega no primeiro semestre de 2024, estação receberá novos pisos, itens de acessibilidade, dois novos elevadores e uma passarela
Estação Lapa será reformada (Jean Carlos)
Estação Lapa será reformada (Jean Carlos)

A ViaMobilidade, operadora das Linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda, está realizando a modernização das antigas estações dos trechos que operam para dotá-las de itens de acessibilidade e conforto.

A estação Lapa da Linha 8-Diamante é uma destas estações que tem recebido uma série de melhorias. Construída nos anos 70 pela Fepasa, o prédio atual não possui acessibilidade universal.

Siga o MetrôCPTM nas redes: Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter

Como parte do plano de concessão das linhas de trens metropolitanos, a ViaMobilidade está realizando uma série de obras, com destaque aos seguintes pontos:

  • Troca dos pisos antigos por modelos em granito
  • Modernização da iluminação
  • Troca de telhas e forros
  • Novo piso tatil
  • Implantação de rampas de acesso com conformidade com normas de acessibilidade
  • Construção uma nova passarela com dois novos elevadores
  • Sanitários e bloqueios acessíveis

O site acompanhou de perto as obras que tem sido realizadas pela concessionária. Confira no vídeo abaixo parte das mudanças que estão ocorrendo.

Além disso, a concessionária está estudando as melhores opções para minimizar o vão entre o trem e a plataforma. Atualmente este é um dos maiores problemas da estação Lapa.

A ViaMobilidade através da divisão de engenharia do grupo CCR teve um ano de preparação antes de iniciar todas as intervenções. A previsão é de que as melhorias da estação Lapa sejam entregues no primeiro semestre de 2024.

Total
0
Shares
Antes de comentar, leia os termos de uso dos comentários, por favor
20 comments
  1. Pra que tudo isso? o plano não é destivar a mesma e unificar as duas estações lapa da L7 e L8?

    1. Isso só vai acontecer quando alguma empresa vencedora ganhar a licitação da linha 7 junto do tic.

        1. E sagrado coração aparentemente continua parada. A estação Lapa logo será unificada, então não sei pra que a pressa da VM em reforma-la.

  2. Não estou entendendo mais nada, a ideia sempre foi unificar as duas estações Lapa da Linha 7 e Linha 8?

    Ou essa reforma é definitiva para os 30 anos de concessão? A CCR não ia jogar dinheiro fora de forma inocente assim… será que vão dar mais um chapéu na população?

    Essa concessão já está dando cara de lesiva aos paulistas.

    1. Também queria saber mais informações sobre esta reforma, também achei esquisito a CCR reformar a estação se há planos de construção de uma nova estação.

      Lógico que qualquer reforma é bem vinda,mas que ficam algumas questões em aberto ficam.

      A não ser que reformem as 2 estações atuais e as liguem num futuro próximo…ai seria uma alternativa interessante…

      1. A distância entre as duas é longa, não faz sentido fazer essa ligação.

        A ideia é a reconstrução de ambas no mesmo lugar.

          1. Ué, 500 metros, um viaduto e um monte de trilho no meio do caminho, fora a conexão ser no final da plataforma das duas, é viável na onde? Nem o túnel Consolação – Paulista é longo assim.

  3. Pra que estão gastando dinheiro com isso se a operadora da Linha 7 vai construir a nova Lapa?

  4. se for para realizar 9bras na estação Laoa, quiseram as extremamente necessárias como diminuir vaoentre o trem e a plataforma e uma obra para agilizar a acessibilidade da mesma. agira trocar o piso isso é burrice. será que essa unificação das linhas será realizada ainda nesse século?
    só espero que se iniciar não seja igual a duplicação da av M. boi Mirim que desde2019 não saiu do papel e das placas.

  5. Está ficando meio na cara, que a CCR vai assumir a operação da Linha 7, por isso ela não quer gastar com uma estação monumental. Ela vai reformar a lapa da linha 8 e depois fazer uma pintura na lapa da linha 7.

    Teremos mais 30 anos sem investimento na região.

    Esse Governador Tarcísio precisa de um atestado de loucura urgente. Aliás, governo que se ausenta da sua responsabilidade, não é governo, é CAPACHO.

    1. a estação sendo monumental ou não, se está no contrato, deve (ou deveria) ser feita. e quem participa do leilão concorda com as cláusulas do edital (em teoria).

      são concessões diferentes, com contratos diferentes, com deveres e direitos diferentes, mesmo que a mesma empresa seja a vencedora de ambos. então a reforma da linha 8 não tem nada a ver com a futura concessão da linha 7. porem, se realmente a obra for feita conforme está no edital, trataria de uma intervenção em estrutura de uma outra concessão.

      são abacaxis que o governo cria com essas concessões desnecessárias. e o custo de tudo isso recai nos bolsos do contribuinte.

  6. ACHO QUE O ATESTADO DE LOUCURA E CAPACHO FOMOS NOS, AGUENTANDO 30 ANOS DE PSDB, DE OBRAS NUNCA ACABADAS , MONOTRILHO LINHA 17 , RODOANEL NORTE , ESTAÇÃO VILA SONIA ( 2007/2022) , ISSO FOI DESGOVERNO, NÃO SE DEVE CULPAR SOMENTE O NOVO GOVERNO, VAMOS OLHAR O QUE ACONTECEU ANTES

    1. O governo Serra literalmente renovou a linha 8, comprou vários trens novos que hoje rodam em outras linhas, etc. O Tarcísio tá fazendo o que? passando pano pra viacalamidade que já retirou um monte de coisa do contrato de concessão e hoje não tá entregando nada de interessante. Existem políticos e políticos. O PSDB pode ter morrido por ser ruim, mas já teve gente interessada

  7. Boa tarde faz parte do contrato de concessão as melhorias .
    Melhorias são sempre bem vindas é a população merece, pego o trasnporte público a mais de 25 anos e hoje vejo uma evolução no sistema metroferroviario, não se via a muitos anos essas melhorias.
    obrigado 😊

Comments are closed.

Previous Post
Fatec Tatuapé promoverá X Encontro Tecnológico (Jean Carlos)

Fatec Tatuapé promoverá o X Encontro Tecnológico entre os dias 16 e 18 de maio

Next Post

Metrô de São Paulo só investiu 13% do planejado para 2023

Related Posts