Confira o avanço das obras da Estação Penha da Linha 2-Verde

Trabalhos na estação que vai interligar a linha 2-Verde com a 3-Vermelha e 11-Coral da CPTM podem avançar após a canalização do córrego do Rincão, que foi devolvido ao curso original
Nova estação Penha deverá integrar linhas do Metrô e da CPTM (Jean Carlos)

Na última sexta-feira (17) o Metrô de São Paulo realizou a correção do curso do córrego do Rincão que passa pelas proximidades da nova estação Penha da Linha 2-Verde que está em fase de expansão.

O site foi convidado para acompanhar as obras da estação Penha e traz novas imagens sobre o procedimento realizado para o desvio do córrego, bem como da construção da nova estação que integrará a Linha 2-Verde com as Linhas 3-Vermelha e 11-Coral.

O córrego do Rincão é um curso de água que passa na área de influência das obras da nova estação Penha. Para permitir a continuidade das escavações, o Metrô realizou um desvio temporário com 120 metros de extensão.

Enquanto as águas corriam pelo desvio provisório, a companhia trabalhou na construção de um novo leito, além de uma galeria com 31 metros de comprimento. A nova estrutura possui quatro metros de profundidade e seis metros de largura permitindo a vazão de 37m³ por segundo.

O trecho canalizado do córrego deverá passar por cima da estação Penha, criando uma espécie de viaduto que minimizará as interferências do curso de água durante a construção da nova parada.

Para a reversão do curso do córrego o trecho provisório foi selado com uma comporta de concreto enquanto o trecho original, obstruído por terra, foi aberto através de retroescavadeiras.

Estação Penha da CPTM

Concluído o processo de canalização do córrego do Rincão, o Metrô avançará para a próxima etapa que é o aterro do leito provisório e a construção das paredes diafragma que deverão dar sustentação ao solo para a realização das demais etapas de escavação.

Além da canalização do córrego o Metrô realiza a escavação em outros pontos da estação que já tiveram as paredes diafragma concluídas. Esta parte das obras faz parte da área da Linha 2-Verde. O Metrô também deverá ser responsável pela construção da estação da Linha 11-Coral que será entregue à CPTM após sua conclusão.

Ao final das obras a estação Penha deverá ter aproximadamente 25 mil m², sendo 17,5 mil m² para a Linha 2-Verde e outros 7 mil m² para a Linha 11-Coral. Serão implantadas 43 escadas rolantes e oito novos elevadores que propiciarão plena mobilidade aos passageiros no novo complexo. A previsão é de que as obras sejam entregues em 2026.

Total
0
Shares
Antes de comentar, leia os termos de uso dos comentários, por favor
2 comments
  1. Poxa. Poderia ter falado mais sobre a estação da CPTM. Quando começarão as fundações das novas plataformas, etc.

    1. Por enquanto não há novas informações sobre a estação que será construída para a CPTM.
      Quando ocorrer certamente noticiaremos com mais detalhes.

Comments are closed.

Previous Post

CPTM tem cerca de 20 trens com maior rodagem que a frota da ViaMobilidade

Next Post

ViaMobilidade estuda sistema de câmeras que monitoram operadores na cabine do trem

Related Posts