ViaMobilidade estuda sistema de câmeras que monitoram operadores na cabine do trem

Tecnologia é capaz de detectar as ações do condutor, como possíveis cochilos ou momentos de desatenção durante a operação, e emitir alertas sonoros
Câmeras na cabine estão sendo testadas pela concessionária (Jean Carlos)

A ViaMobilidade, operadora das Linhas 8 e 9 de trens metropolitanos, está estudando a implantação de um novo sistema de câmeras inteligentes dentro da cabine dos trens. Os novos sensores deverão ser capazes de identificar o estado do operador, bem como as ações durante o serviço.

O novo sistema é composto por uma câmera inteligente que poderá identificar o estado do condutor dentro da cabine e emitir sinais sonoros de alerta. Conforme apurou o site, a câmera detecta expressões faciais como olhos fechados (indicativo de sono), bocejos (indicativo de cansaço) além do uso de celular dentro da cabine.

Nova câmera inteligente instalada em trens da ViaMobilidade (Jean Carlos)

Em cada uma das situações identificadas pelo sistema o operador do trem receberá um aviso sonoro correspondente de forma que o mesmo possa ter plena atenção durante as atividades de condução. As câmeras também conseguem identificar possíveis bloqueios de visão. Caso um objeto obstrua a câmera, o sistema alerta o operador sobre a perda de visibilidade. 

Ao contrário dos trens da Linha 4-Amarela e 5-Lilás, as composições das Linhas 8 e 9 são operadas de forma manual, cabendo ao operador realizar as acelerações e frenagens, bem como respeitar a sinalização de campo e de placas.

Composição Q140 com o novo equipamento (Jean Carlos)

A iniciativa sugere que a empresa possa estar empenhada em diminuir a ocorrência de  incidentes notáveis como avanços indevidos ou paradas fora de marco como o que causou o acidente do trem que se chocou contra uma barreira de proteção em Júlio Prestes.

Nesta semana, a reportagem flagrou alguns trens com a câmera de monitoramento instalada, mas aparentemente ainda fora de operação. O site enviou questionamentos sobre o projeto para a ViaMobilidade e obteve a seguinte resposta da concessionária:

A ViaMobilidade está em constante busca de novas tecnologias que visam a segurança, conforto e transparência para os passageiros e colaboradores, e vem analisando possibilidades de implementação de sistemas e ferramentas que tragam essas melhorias. Exemplo disso é o uso de bodycam pelos agentes de atendimento e segurança“.

Total
6
Shares
13 comments
  1. Aí aí aí
    Se instalar este sistema nós trens do Metrô e da CPTM serão descobertas coisas incríveis …..

    1. Os trens da CPTM já possuem câmeras na cabine, assim como os série 7000 e 7500 que estão nas linhas 8 e 9

  2. Aumentar o salário dos profissionais ninguém quer, pegar periculosidade que é um direito trabalhista por atuar em equipamentos elétricos ela não quer. Essa ViaMobilidade só pensa em criar ações para demitir os profissionais e claramente isso é uma medida punitiva.

    NEM PILOTO DE AVIÃO tem câmeras filmando seu rosto.

    Isso além de violar sua privacidade, não garante a ninguém que essas imagens não caiam nas mãos erradas, ou que de fato sejam usadas apenas em casos extremos. E nem há como garantir que as imagens capturem exatamente o ocorrido; O que a câmera consegue capturar pode facilmente ser mal interpretado ou violado.

    Essa ViaMobilidade tem se mostrado uma VERGONHA! Nem respeito aos seus condutores ela tem!

  3. A promessa de que amanhã dia 22/06 a Estação Mendes-Vila Natal vai funcionar em horário integral pelo jeito não será cumprida, pois não vi notícia nenhuma no site da STM, da ViaMobilidade, no Via Trólebus, neste aqui, etc. Eu já podia imaginar que fizeram o povo de otário mais uma vez, o atual desgovernador não tem jeito e não será reeleito!

  4. Se esse sistema já estivesse implantado, o rosto do maquinista que colidiu em Júlio Prestes, devido a problemas nos freios já estaria circulando em toda a internet.

    Isso parece uma boa ideia, mas carece de análise, não se brinca assim com a imagem das pessoas. Parece que mais processos é o que a CCR/ViaMobilidade tá precisando.

  5. Privacidade uma Óva….já era pra ter isso a muito tempo,
    é crucial pra segurança de todos os passageiros…
    Estamos ainda na idade da pedra??
    Países avançados já tem câmeras em tudo faz é muito tempo

    1. Já existe câmeras nas cabines, sistema Homem Morto, caixa preta, sistemas que detectam todos os botões e dispositivos que o maquinista pressiona. A CCR quer criar um inferno na vida dos seus maquinistas a fim de demiti-los.

      Ela paga salários baixíssimos, não pega direitos trabalhistas corretamente ou nem paga, e ainda cria métodos pra perseguir seus colaboradores. MPT cadê você?

  6. Acabei de ler uma matéria no Via Trólebus falando que o horário integral na Mendes-Vl. Natal foi adiado, mas sem uma data específica e a linha de ônibus 6003/21 que passaria a operar em 25/06 foi postergada para 02/07.

  7. Os policiais já estão usando câmeras em São Paulo.
    O controle está sendo imposto como aquela história do sapo,colocado na panela pra cozinhar. Em todo lugar estão colocando câmeras,mas melhorar efetivamente a vida de quem paga por estas câmeras ninguém quer.
    Melhorar as condições dos maquinistas e a qualidade dos trens e metros que é bom ninguém quer.
    Palhaçada… manipulação e cheiro de comuni$mo.

  8. Que empresa ruim, nem respeita os seus próprios funcionários. Ela fornece um treinamento depois quer criar um método que atordoa os condutores?

    Demissão para os criadores desse dispositivo que soa um alarme atordoante na cabeça dos maquinistas!

    Fora CCR!!!!

  9. para quem não sabe, já existe câmeras dentro na cabine.

    além disso, os sistemas de controle do trem registram toda atividade do maquinista, ou seja, se abriu portas, se apertou a buzina, se aplicou freios, etc.

    e ainda há o sistema de vigilância automática q é justamente para evitar acidentes em caso de mau súbito.

    logo, este equipamento existe porque a CCR está querendo mesmo é ferrar com a vida de seus trabalhadores . deveria gastar esse dinheiro com melhores salários e com investimentos nas linhas. já se passaram 6 meses, até agora as unicas melhorias é pintar a comunicação visual de algumas estações.

Comments are closed.

Previous Post

Confira o avanço das obras da Estação Penha da Linha 2-Verde

Next Post

Operação integral em Mendes-Vila Natal não começa nesta quarta, 22 de junho

Related Posts