Confira o içamento da nova passarela que ligará o Parque Villa Lobos à ciclovia do Rio Pinheiros

Na primeira etapa dois modulos foram instalados. O investimento faz parte das contrapartidas da concessão das Linhas 8 e 9
Primeiro conjunto de módulos foi instalado sobre a ferrovia (Jean Carlos)
Primeiro conjunto de módulos foi instalado sobre a ferrovia (Jean Carlos)

A ViaMobilidade, operadora das Linhas 8 e 9 de trens metropolitanos, realizou neste final de semana a primeira etapa de içamento de uma nova passarela que conectará o Parque Villa Lobos à Ciclovia do Rio Pinheiros.

O investimento está previsto no edital de concessão das Linhas 8 e 9 e permitirá que os usuários da ciclovia possam utilizar as dependências do parque Villa Lobos. A estação ferroviária é também conectada através de uma passarela.

Siga o MetrôCPTM nas redes: Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter

Pilares previamente montados (Jean Carlos)
Pilares previamente montados (Jean Carlos)

A operação de içamento ocorreu na madrugada de domingo (11). As atividades foram realizadas por uma equipe de engenheiros e técnicos da ViaMobilidade, juntamente com uma empresa contratada especializada neste tipo de atividade.

Modulo maior da passarela (Jean Carlos)
Modulo maior da passarela (Jean Carlos)

As ações foram realizadas após a passagem dos últimos trens da Linha 9-Esmeralda. Para garantir a segurança da operação foi realizado previamente um diálogo com toda a equipe orientando sobre os procedimentos corretos na atividade.

Dialogo de segurança (Jean Carlos)
Dialogo de segurança (Jean Carlos)

Já em campo, os técnicos da realizaram a medição de tensão na rede aérea. A energia precisou ser desligada antes do início dos serviços. Constatado o desligamento de energia, a rede aérea foi aterrada, uma medida de prevenção em casos de religamento indesejados.

Foram içados dois módulos. O menor deles tinha 5,5 metros de extensão, com peso de 9,4 toneladas. O segundo, maior, possuía 24 metros de extensão com 28,5 toneladas. O içamento das peças ocorreu de forma rápida com as equipes posicionadas para montagem nos pilares pré-montados.

Passarela instalada (ViaMobilidade)
Passarela instalada (ViaMobilidade)

Ainda haverá uma segunda etapa de montagem que contemplará a instalação de mais dois módulos, um com 11 metros e outro com 27 metros. Ao todo a passarela terá 68 metros de extensão passando sobre a Marginal Pinheiros e Linha 9-Esmeralda.

Total
0
Shares
Previous Post
Poucos funcionários para uma demanda cada vez maior de passageiros pressiona metroviários (Jean Carlos)

Qual é a defasagem de funcionários do Metrô de São Paulo?

Next Post

Indenização pelo fim da Linha 18-Bronze pode chegar a R$ 516 milhões, segundo laudo

Related Posts