A CPTM divulgou nesta quinta-feira (30) o extrato do oitavo termo aditivo para o contrato de serviços de engenharia especializada para fornecimento e instalação de sistemas de sinalização CBTC para as linhas 10-Turquesa e 11-Coral.
O contrato, que atualmente está sob a responsabilidade do Consórcio Turquesa formado pela Siemens Mobility Soluções de Mobilidade Ltda. e Siemens Rail Automation S.A., foi prolongado em mais 33 meses.
Siga o MetrôCPTM nas redes: Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter
Além disso, o documento recebeu uma série de acréscimos e decréscimos em seu escopo. A somatória de todas as modificações contratuais resultaram no decréscimo de €167.986,53, o que equivale à R$ 935 mil.
Dentre os itens de maior destaque estão:
- Remoção dos dispositivos de localização e rastreamento de locomotivas e veículos auxiliares
- Remoção do projeto para troca de informações entre CCO L10 e CCO L7
- Acréscimos em “houses” e novo equipamento de TI, bem como em sistemas intertravados e interfaces correspondentes
- Remoção de circuitos de via para acesso de trens da Linha 12 ao pátio de Eng. São Paulo e estacionamento Brás

Dentre as mudanças mais significativas para a operação está a remoção do projeto que permitiria a troca de informações entre as Linhas 7-Rubi e 10-Turquesa, mais uma vez confirmado a tendência para a extinção do serviço 710 por decorrência da concessão da Linha 7-Rubi.
No que se refere ao prazo de 33 meses para a realização do projeto, serão realizadas as seguintes atividades no período proposto para as Linhas 10-Turquesa e 11-Coral.
- Projeto executivo
- Fornecimento e implantação de Sistema de Sinalização e Controle – SSC
- Fornecimento e implantação de Sistema de Controle Centralizado – SCC
- Fornecimento e implantação de Sistema de Telecomunicação (transmissão óptica) – STO
- Operação Assistida

O projeto é fundamental para que a oferta de trens nas duas linhas possam aumentar, ao mesmo tempo que a redução do intervalo poderá ser promovida através de um sistema de blocos moveis.