CPTM abre licitação para construção da Subestação Santo André

A central de energia elétrica aumentará a potência da Linha 10-Turquesa em 28%, o que permite reforço na operação. Obras deverão ser realizadas dentro de 24 meses
Com mais trens, Linha 10 receberá incremento de energia (Jean Carlos)

A CPTM divulgou na sexta-feira (23) a licitação para a prestação de serviços de engenharia para a implantação da Subestação Santo André na Linha 10-Turquesa. O custo estimado da obra é de R$ 37,9 milhões e o prazo contratual, de 24 meses.

A implantação da subestação em Santo André vem em um momento onde a renovação da frota de trens e sistemas, além do aumento da oferta de lugares, exige maior capacidade do sistema de alta tensão que alimenta as composições.

Essa melhoria será realizada ao mesmo tempo em que outros projetos estão sendo implantados, a exemplo do sistema de sinalização CBTC que poderá diminuir o intervalo entre os trens.

A CPTM deverá construir a nova estrutura no lugar da Cabine Seccionadora de Santo André. Haverá aumento na potência instalada de 8 MW (megawatts) na Linha 10-Turquesa que passará de 29 MW para 37 MW após a implantação, ou 28% a mais . Essa demanda suportará os planos de redução do intervalo da linha para até três minutos no horário de pico.

Sistema de energia do sistema ferroviário (CPTM)

A subestação Santo André (SE SAN) deverá ser subalimentada através das linhas de 34,5kV provenientes das subestações São Caetano e Ribeirão Pires. 

A SE SAN vai reduzir o nível de tensão de entrada para 13,2kV alimentando o sistema de sinalização, para 3kV alimentando a rede aérea, além de sistemas em baixa tensão 127/220Vca e 125/48Vcc.

A nova subestação adorará também um Eletrocentro, uma estrutura dedicada ao controle das funções energéticas. Ela é concebida para ser um ambiente compacto e modular.

Ainda segundo os anexos a SE SAN deverá ser operar de forma remota.

Características do Eletrocentro (CPTM)

“A Subestação será desassistida, operada de forma remota a partir do Centro de Controle Operacional (CCO), localizado proximo a estação de passageiros Brás da CPTM, portanto, todos os sistemas deverão ser integrados ao sistema de supervisão e enviado através de Sistema de Transmissão Óptica (STO) de dados até o CCO para que os operadores detém todas as informações, alarmes, comando, controles e imagens especificadas.”

Sistema de operação remota do sistema de energia (CPTM)

Para o contrato de construção da subestação Santo André serão necessários 24 meses de intervenção, sendo 18 meses para execução e 6 meses de operação assistida. O orçamento realizado pela CPTM estima um investimento de R$ 37,9 milhões.

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    1. Por enquanto sem novidades. Há alguns anos foi firmado convenio entre a CPTM e Prefeitura de Santo André, mas por enquanto sem frutos visiveis.

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