Após incidentes, ViaMobilidade aprimora a sinalização nas vias das Linhas 8 e 9

Concessionária tem investido na sinalização visual nos dois ramais para facilitar trabalho dos operadores de trens
Vias na região da estação Barra Funda (Jean Carlos)

À frente das linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda, antes operadas pela CPTM, a concessionária ViaMobilidade tem uma longa lista de objetivos a serem atingidos, como parte do contrato de 30 anos. Desde então, algumas melhorias operacionais podem ser notadas ao longo das vias, a despeito dos problemas frequentes que macularam sua imagem junto aos passageiros.

O site tem realizado de forma rotineira viagens pelas duas linhas e observado as mudanças que vêm sendo implantadas. Boa parte delas é visível para os passageiros enquanto algumas necessitam de um olhar mais apurado. A seguir, abordamos aprimoramentes realizados na sinaliação das vias, que apoiam a operação.

Sinalização de máquinas de chave e tachões refletivos

Uma dos incrementos realizados nos equipamentos de via foi uma melhor sinalização das máquinas de chave que agora contam com elementos refletivos. A presença desses componentes permite uma melhor visualização do posicionamento das agulhas do AMV, facilitando a transposição de forma correta.

Antes de algumas transposições é possível encontrar tachões refletivos, bastante semelhantes aqueles instalados em rodovias. Estes itens também atuam de forma a sinalizar ao operador a presença das máquinas de chave.

Maquinas de chave sinalizadas (Jean Carlos)

Dormentes sinalizados

Nas estações é possível visualizar dormentes pintados na cor amarela. Eles geralmente ficam localizados na região central das plataformas e indicam aos operadores um marco seguro para realizar a frenagem das composições. O caso do choque de um trem com uma barreira na estação Júlio Prestes parece ter sido um motivo para investir nesse tipo de marcação.

Dormentes pintados (Jean Carlos)

Emplacamentos

Além disso, ao longo das linhas é possível constatar a presença de novos emplacamentos que indicam ao operador o lado de abertura das portas na próxima estação. Este método de sinalização também é utilizado pela CPTM e reforça a atenção ao operador, evitando a abertura no lado incorreto. Novamente, trata-se de um dos problemas que surgiram no início da concessão.

Emplacamento na estação Quitauna (Jean Carlos)

O site também questionou a operadora sobre outrasmelhorias que estão sendo realizadas na via permanente. A adoção de um novo trem esmerilhador e do robô para inspeção das vias são dois pontos ressaltados pela concessionária.

“A ViaMobilidade também está investindo no esmerilhador, que refaz o perfil dos trilhos, retirando ondulações, e é utilizado para manutenção da via permanente. Além disso, a concessionária passou a utilizar um robô na inspeção das vias permanentes. Com a iniciativa, as ações de manutenção das linhas, realizadas com frequência, estão mais direcionadas e precisas, o que contribui para uma operação mais eficiente e segura”, diz a empresa.

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5 comments
  1. Finalmente estão aplicando melhorias pra problemas que eles mesmos criaram, essa concessão nem deveria ter saído do papel mas já que saiu que melhorem rápido, muita gente depende dessas linhas pro dia-a-dia pra se contentar com uma piora repentina por decisões políticas sem base técnica

  2. Se os problemas da via mobilidade fossem só esses estaria mto bom.
    Na época da CPTM não tinha essas sinalizações e meu dava tanto BO.
    A via mobilidade está fazendo só firulas.
    O plano da via mobilidade é o mesmo de toda empresa q pega uns concessão, investir o mínimo possível pra lucrar o máximo possível e a população q se for….

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