CPTM assina contrato com consórcio que apoiará projetos de novas linhas e estações

Licitação, lançada há dois anos, teve resultado homologado apenas no começo deste mês. Serviço inclui supervisão do projeto da Linha 14-Ônix
Trem da Linha 13-Jade
Trem da Linha 13-Jade (Jean Carlos)

Após dois anos desde que a licitação foi lançada, a CPTM finalmente assinou contrato com o Consórcio SUPRO nesta semana. O grupo, formado pelas empresa Planservi, Progetto e MMP, prestará serviços de apoio técnico na supervisão dos projetos de novas linhas, estações e complexos de manutenção da companhia.

A CPTM tem avançado nos estudos de vários projetos, entre eles novas estações como Rio Grande da Serra e Lajeado, e também implantação de pátios e adequações para manutenção.

São, no entanto, a extensão da Linha 13-Jade até Bonsucesso e a implantação da nova Linha 14-Ônix que atraem mais atenção pelo seu impacto na malha metroferroviária.

O trabalho do SUPRO será apoiar a empresa do estado no desenvolvimento desses projetos.

Linha 14-Onix
Linha 14-Onix (STM)

18 meses para assinatura do contrato

O escopo da SUPERVISORA contempla a verificação no cumprimento de normas e instruções técnicas vigentes (acessibilidade, higiene e segurança do trabalho, meio ambiente, combate a incêndio, normas de construção, materiais, representação gráfica, entre outros), bem como atender normas, diretrizes, instruções técnicas, projetos padrão e especificações técnicas CPTM, requisitos operacionais, e compatibilização entre disciplinas“, explica a especificação técnica da CPTM.

A licitação teve a sessão de entrega de propostas realizada em 24 de janeiro de 2023 e os grupos habilitados foram conhecidos em 17 de fevereiro do ano passado. Cerca de um mês depois, a CPTM apontou o Consórcio SUPRO como autor da melhor proposta técnica.

Antigo estudo da Estação Lajeado
Antigo estudo da Estação Lajeado

No entanto, no final de março de 2023, o Consórcio Supervisor TFB entrou com recurso administrativo, paralisando o certame. Em abril, a CPTM negou o recurso e analisou as proposta comerciais, onde o TFB teve a melhor nota.

No soma dos resultados, o SUPRO sagrou-se vencedor, porém, o contrato só foi confirmado quase um ano e meio depois. A contratada receberá um valor de quase R$ 26 milhões pelo serviço.

Veja o escopo das atividades:

• Adequação do Pátio de São Caetano;
• Adequação do Pátio de Calmon Viana;
• Implantação do Pátio de Suzano;
• Adequação do Pátio de Manutenção de Engenheiro SP;
• Implantação de Pátio a ser definido para a Linha 13 – Jade;
• Nova Estação Lajeado;
• Nova Estação União de Vila Nova;
• Nova Estação de Rio Grande da Serra;
• Adequação de Passarelas em Guaianases;
• Extensão da Linha 13 – Jade sentido Guarulhos;
• Implantação da Linha 14 – Onix.

Total
0
Shares
Previous Post
Implantação das viga-guia no trecho leste (CMSP)

Acompanhe o andamento das obras de expansão da Linha 15-Prata

Next Post
30ªá Semana de Tecnologia Metroferroviária (AEAMESP)

30º Semana de Tecnologia Metroferroviária se iniciará na próxima terça-feira, 22

Related Posts