A CPTM contratou a empresa Épura Engenharia e Construções para realizar as obras de adequação da plataforma 5, da estação da Luz. Trata-se do espaço usado pelo Expresso Aeroporto, da Linha 13-Jade, que hoje tem partidas a cada hora até o Aeroporto de Guarulhos.
A Épura fará a obra num prazo de 12 meses e para isso receberá R$ 7.932.548,87, pouco acima do valor orçado pela CPTM (R$ 7,9 milhões). Com a ampliação, será possível acessar o trem do serviço em qualquer dos oito vagões, algo que hoje não ocorre por conta das limitações da infraestrutura.
ACOMPANHE O METRÔCPTM NAS REDES SOCIAIS
O trabalho faz parte de um projeto mais amplo que levará a Linha 13-Jade (e também a Linha 11) até a estação Palmeiras-Barra Funda e que deve ser concluído entre 2024 e 2025.
O projeto deverá abranger uma área total de 5.379 m² contemplando toda a extensão da plataforma 5 que é de aproximadamente 395 m, incluindo a extensão atualmente não operacional.

A repaginação do ambiente contemplará a demolição de estruturas de alvenaria, permitindo assim o alargamento da plataforma 5, restauros em parte das edificações históricas, incluindo os muros da plataforma 1, criação de mais áreas permeáveis (jardins) e a implantação de novos prédios operacionais, como banheiros e sala de Apoio Operacional – veja mais detalhes sobre a reforma em nossa matéria especial.
A expansão da plataforma 5 teve o projeto realizado por uma equipe própria da CPTM, criada há pouco tempo para acelerar a execução de melhorias na sua malha e estações.
Veja também: CPTM inicia instalação de passarela provisória na estação da Luz