A modernização do sistema de sinalização e energia está delineada como uma das metas prioritárias para a CPTM na Linha 10-Turquesa. A companhia pretende avançar com a implantação do sistema Communication Based Train Control (CBTC) em 2024.
Segundo o Relatório Integrado 2023 publicado recentemente pela estatal, a empresa pretende avançar em várias frentes com a implantação do novo sistema de sinalização de trens. Entre as metas estipuladas para 2024 estão:
1 – Fabricação e teste dos intertravamentos da sinalização CBTC
2 – Fabricação e teste dos equipamentos da sinalização CBTC
3 – Fabricação e teste de equipamentos de telecomunicação do CBTC
![](https://www.metrocptm.com.br/wp-content/uploads/2022/10/IMG_0674-518.jpg)
O CBTC é um sistema de sinalização baseado principalmente na comunicação por rádio. Nesta modalidade os trens dispensam as limitações dos blocos de via fixos, permitindo maior flexibilidade operacional através de blocos móveis.
![CBTC vs ATC](https://www.metrocptm.com.br/wp-content/uploads/2024/01/cbtc-atc-comparacao.jpg)
Em suma, o CBTC imprime maior eficiência ao reduzir consideravelmente os intervalos e a distância entre trens.
Por se tratar de uma renovação completa do sistema existente (ATC) os testes deverão ser mais profundos envolvendo a lógica de segurança do sistema, equipamentos de bordo e sistema de comunicação de dados.
![Estação Radio Base na altura da estação Ribeirão Pires (Jean Carlos)](https://www.metrocptm.com.br/wp-content/uploads/2024/01/IMG_9840-1.jpg)
Concomitantemente à implantação do CBTC a CPTM estabeleceu duas metas para as melhorias do sistema de energia, são elas:
1 – Entregar a nova cabine seccionadora de Utinga
2 – Assinar o contrato para a nova Subestação Santo André
![Eletrocentro da subestação Santo André (CPTM)](https://www.metrocptm.com.br/wp-content/uploads/2024/01/Eletrocentro2.jpg)
Com vistas a diminuição do intervalo, o sistema de energia precisa estar dimensionado para as demandas futuras. A implantação da subestação Santo André trará o reforço de energia ao trecho, enquanto a cabine seccionadora em Utinga terá papel de garantir a segurança e estabilidade do conjunto elétrico de alta tensão.
O plano de negócios prevê que a CPTM finalize a modernização dos sistemas de energia, sinalização e telecomunicações até 2026
Os planos e os prazos coincidem com os de entrega do patrimônio público para empresas privadas.
Ou seja, vão entregar tudo modernizado para os empresários só ganharem dinheiro
nem precisa. pode entregar e o estado continuar fazendo, como ocorre nas linhas 5, 8 e 9.
Depois de 15 anos de contrato do Cbtc, seria um absurdo a CPTM abandona lo agora com a desculpa da concessão.
A CPTM precisa aprender a terminar o que começa.
E a reforma do acesso da estação São Caetano (Bairro Fundação) que não terminaram e está com uns tapumes ??
Mas oq é mais urgente que é a reconstrução da estação Ipiranga pra poder inagururar junto com a do metrô nem sinal