CPTM deve iniciar primeiros testes do CBTC na Linha 10-Turquesa em 2024

Além das melhorias do sistema de sinalização, também haverá reforço energético para a Linha 10-Turquesa. Prazo para finalização da modernização de sinalização, energia e telecomunicações está previsto para 2026
Melhorias contemplarão a Linha 10-Turquesa
Melhorias contemplarão a Linha 10-Turquesa (Jean Carlos)

A modernização do sistema de sinalização e energia está delineada como uma das metas prioritárias para a CPTM na Linha 10-Turquesa. A companhia pretende avançar com a implantação do sistema Communication Based Train Control (CBTC) em 2024.

Segundo o Relatório Integrado 2023 publicado recentemente pela estatal, a empresa pretende avançar em várias frentes com a implantação do novo sistema de sinalização de trens. Entre as metas estipuladas para 2024 estão:

1 – Fabricação e teste dos intertravamentos da sinalização CBTC
2 – Fabricação e teste dos equipamentos da sinalização CBTC
3 – Fabricação e teste de equipamentos de telecomunicação do CBTC

Trem da série 9500 equipado com ATC/ATO e CBTC (Jean Carlos)

O CBTC é um sistema de sinalização baseado principalmente na comunicação por rádio. Nesta modalidade os trens dispensam as limitações dos blocos de via fixos, permitindo maior flexibilidade operacional através de blocos móveis.

CBTC vs ATC
Veja por que o CBTC é um sistema de controle de trens mais capaz que o ATC

Em suma, o CBTC imprime maior eficiência ao reduzir consideravelmente os intervalos e a distância entre trens.

Por se tratar de uma renovação completa do sistema existente (ATC) os testes deverão ser mais profundos envolvendo a lógica de segurança do sistema, equipamentos de bordo e sistema de comunicação de dados.

Estação Radio Base na altura da estação Ribeirão Pires (Jean Carlos)
Estação Radio Base na altura da estação Ribeirão Pires (Jean Carlos)

Concomitantemente à implantação do CBTC a CPTM estabeleceu duas metas para as melhorias do sistema de energia, são elas:

1 – Entregar a nova cabine seccionadora de Utinga
2 – Assinar o contrato para a nova Subestação Santo André

Eletrocentro da subestação Santo André (CPTM)
Eletrocentro da subestação Santo André (CPTM)

Com vistas a diminuição do intervalo, o sistema de energia precisa estar dimensionado para as demandas futuras. A implantação da subestação Santo André trará o reforço de energia ao trecho, enquanto a cabine seccionadora em Utinga terá papel de garantir a segurança e estabilidade do conjunto elétrico de alta tensão.

O plano de negócios prevê que a CPTM finalize a modernização dos sistemas de energia, sinalização e telecomunicações até 2026

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5 comments
  1. Os planos e os prazos coincidem com os de entrega do patrimônio público para empresas privadas.
    Ou seja, vão entregar tudo modernizado para os empresários só ganharem dinheiro

    1. Depois de 15 anos de contrato do Cbtc, seria um absurdo a CPTM abandona lo agora com a desculpa da concessão.

      A CPTM precisa aprender a terminar o que começa.

  2. E a reforma do acesso da estação São Caetano (Bairro Fundação) que não terminaram e está com uns tapumes ??

  3. Mas oq é mais urgente que é a reconstrução da estação Ipiranga pra poder inagururar junto com a do metrô nem sinal

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