Sinais de degradação em trens e estações chamam a atenção no Metrô de São Paulo

Registros realizados pelo site e enviados por passageiros ao longo de meses mostram sinais preocupantes na conservação da empresa, que completou 56 anos de existência
Logo do Metrô completamente desgastada (Jean Carlos)
Logo do Metrô completamente desgastada (Jean Carlos)

O Metrô de São Paulo sempre foi reconhecido pela sua excelência na operação e principalmente pela boa manutenção de trens e estações. Mas, a despeito da longa tradição de qualidade no serviço, a companhia tem dado sinais preocupantes de precarização.

O site acompanhou a situação de trens e estações e vários deles apresentavam-se em total desconformidade com o padrão de qualidade e segurança que o Metrô sempre exibiu ao longo dos anos.

As imagens exibidas fazem parte de um conjunto de registros realizados pelo site ao longo dos meses, bem como de fotografias enviadas por passageiros do sistema.

Trens

O Metrô de São Paulo possui uma frota de 142 trens que operam nas linhas 1-Azul, 2-Verde e 3-Vermelha, além das 27 composições que pertencem à Linha 15-Prata, a mais nova da rede.

Um dos principais problemas encontrados nos trens se refere a conservação externa das composições. Nas imagens é possível notar que algumas unidades circulam com máscaras desgastadas ou descaracterizadas.

Ao longo de alguns trens era possível ver a pintura das composições desgastada. Em uma delas a logomarca da empresa estava completamente desfigurada.

Segundo o Sindicato dos Metroviários, os funcionários teriam sido demitidos do setor de pintura. O ambiente contava com profissionais com até 36 anos de empresa.

Internamente alguns trens foram flagrados com áreas encardidas, além do que os pisos de  alguns trens foram remendados, parte deles de forma grosseira.

Itens de conforto como os pega mãos estão em níveis de acentuado desgaste. Houve relatos também de que na área da cabine dos trens, os bancos dos operadores estão soltos. A porta da cabine aparece remendada por diversas fitas escuras.

As imagens mostram procedimentos de questionáveis na manutenção sistema de ar condicionado, vedado através de fitas que poderiam gerar infiltração. Problemas estruturais nas soldas de alguns trens da Frota G também foram relatados.

Estações

Nas estações alguns itens importantes como a comunicação visual estava ausente. Na Estação Santos-Imigrantes um trecho considerável de placas foi removido, deixando parte do local descaracterizado.

No trecho entre estações, sobretudo na Linha 3-Vermelha, imagens mostram vegetação alta. As luzes de balizamento, que indicam o caminho das passarelas de emergência durante a noite, estão ausentes na região da Estação Brás.

O outro lado

O site pediu um posicionamento do Metrô de São Paulo sobre a atual situação do sistema. A companhia, no entanto, solicitou que abrissemos uma Solicitação de Informação ao Cidadão (SIC).

Este site, no mesmo dia da resposta, abriu protocolo no Sistema de Informações ao Cidadão. O retorno pode variar de 20 a 30 dias. A nota será atualizada assim que houver posicionamento do órgão de transparência do governo.

O site também questionou o Sindicato dos Metroviários de São Paulo para que comentasse o assunto. Até o publicação da reportagem não houve qualquer tipo de resposta da categoria.

Conclusão

Apesar de o Metrô de São Paulo atualmente imprimir grande eficiência na construção de novos trechos como é o caso da expansão da Linha 2-Verde, da retomada da implantação da Linha 17-Ouro e da execução de projetos de longo prazo, atualmente a operação e manutenção apresentam um aspecto preocupante.

Equipamento em estação quebrado e com fios expostos (Jean Carlos)
Equipamento em estação quebrado e com fios expostos (Jean Carlos)

O estado dos trens e estações pode ser constatado por qualquer passageiro que utilize o sistema metroviário. Há anos imagens como as expostas não seriam sequer imaginadas, diante da boa imagem que a companhia usufruía e ainda mantém para boa parte da população.

Concessão do Metrô de São Paulo (Jean Carlos)

Concessão do Metrô de São Paulo (Jean Carlos)

A companhia vem de prejuízos seguidos, agravados pela tarifa desatualizada e pelos efeitos da pandemia na demanda de passageiros. A despeito de medidas para redução dos custos, o Metrô segue deficitário, só pagando suas contas por meio de repasses do governo do estado.

O governador Tarcísio pretende conceder todos os ativos da empresa, fatiando-a em pedaços menores. Apesar disso, nunca é demais lembrar que o Metrô é um patrimônio público e tarefa de governantes de mantê-lo em boas e seguras condições.

O que se vê hoje, no entanto, parece longe disso e não há justificativa para esse aparente descaso, não importando se amanhã os ramais sejam leiloados para operadores privados.

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51 comments
  1. o método é assim mesmo, tem que sucatear hoje pra conceder a preço de banana amanhã e pra gente não perceber a queda da qualidade decorrente.

    1. ia fazer esse mesmo comentário. esse é ol legado do doria que o Tarcísio está dando continuidade

    2. exatamente, sem ganhar o dinheiro proporcional do bilhete único como mostra muito bem a matéria do uol, fica difícil manter a excelência.

  2. O metrô hoje em dia está um lixo.Vive lotado a qualquer hora do dia(não tem mais essa de horário de pico ser mais cheio), marreteiros e músicos pedintes enchendo o saco e ainda tem quem os defenda. Sendo sincero São Paulo no geral é um lixo; do que adianta ter tantas atrações se pra chegar nelas precisa atravessar um trânsito infernal e se as mesmas são caras? São Paulo é terrível pra se viver.

      1. NY tem metrô em cada esquina, meu caro. Em todo caso, não é porque NY tá ruim que SP pode ser ruim também.

    1. O intervalo FORA dos horários de pico aumentou muito da pandemia para cá.

      Às vezes, fora do pico, dada a demora, passa a impressão de que você está na plataforma esperando chegar um trem metropolitano da CPTM (ou da ViaMobilidade), e não do Metrô SP como era até meados de março do ano de 2020.

      Por isso, os trens vão ficar mais cheios mesmo em praticamente qualquer horário.

      Mas concordo que o Metrô SP acabou nos acostumou, ao longo de muitos anos, a intervalos baixos a qual hora do dia.

  3. exatamente isso,sem contar nos dias de chuva os acentos cheio de água que entra pelo sistema de ar condicionado,e um agravante vários roubo de celulares nas plataformas.

  4. Os paulistas escolheram o governador errado nas últimas eleições, e nós paulistanos que votamos no certo estamos pagando por isso.

        1. mais uma desculpa pra passar o metrô pra privatização, quem morou na região do capão redondo deve lembrar que esses “novos” trens ficaram parados por bastante tempo, só foi depois que privatizou que entraram em linha, muito estranho não acham ?

    1. Sucatear para piorar a percepção dos usuários e justificar a venda a preço de banana.
      Com isso, ninguém fala do péssimo estado de conservação das estações da Linha 4 Amarela e muito menos do seu altíssimo custo por passageiro.
      Triste São Paulo, com síndrome de Estocolmo com esse governador-algoz…

    2. Não falta dinheiro para o Metrô. Ele recebe muito bem para executar o serviço, e ainda tem o adicional das receitas de aluguéis, mas mesmo assim dá prejuízo. É só olhar o balanço anual que vcs vão ver.

  5. Esse é a intenção. Precarizar o serviço, para vir com a “solução” de privatizar. Além da baixa receita que o Metrô recebe do estado, que prefere passar boa parte para as mãos da CCR.

  6. Essa é a intenção. Precarizar o serviço, para vir com a “solução” de privatizar. Fora a baixa receita que o Metrô recebe, graças ao estado que prefere repassar maior parte para as mãos da CCR.

  7. Tudo isso faz parte do plano… sucatear para depois justificar a privatização….enquanto isso o governo repassa milhões pras empresas privadas.

  8. Na verdade me parece mais ser um boicote dos proprios funcionarios por conta da privatizaçao. Na Luz não se encontra um segurança. E sabemos que estão la enfiados na salinha deles. Esta semana haviam dois ao lado da catraca e um morador de rua simplesmente girou a catraca ao contrario e entrou na cara dura e eles nada fizeram. Prova nitida que estão boicotando e negligenciando seus trabalhos. Se estão. contra a privatização não é assim que vão obter apoio da população.

  9. Olha, acho que nunca vi o metrô na situação que se encontra hoje. as estações até continuam limpas, porém faltas partes na identificação das estações e o número de pedintes está insuportável.

  10. isso já acontece por um tempo,e aparentemente depois q o governo paulista inventou de privatizar TD,as coisas só pioraram,é muita coisidencia?no Brasil privatização não resolve nada não em alguns setores,exemplo disso é as ferrovias.

  11. os banheiros nas estações e elevadores preferenciais TB se encontram em estado lastimável. Pra mim tudo tem a ver com descaso.

  12. ouvi falar que. além do estado construir a linha atrela em 70% ainda da. Valores na casa de 800 milhões aí ano para cobrir prejuízo da mesma dinheiro que sai do metrô precarizado dessa matéria aí não tem como manter a qualidade se todo ano tem que tirar. quase 1 bi de seu orcapara cobrir. linha privatizada
    aí é fácil pro empresário. só mamando dinheiro público
    me. ajuda aeeee. esse desgoverno do Tarcísio. querendo vender tudo para. os empresários

  13. Os seguidos governos liberais têm escolhido repassar rios de dinheiro à empresas privadas, para garantir seus lucros, ao invés de investir na manutenção e melhoria dos serviços públicos. Uma pena o povo paulista ser tão alienado. As grandes cidades do mundo que embarcaram nessa onda da escola de Chicago, viram seus serviços ecarecerem e piorarem assustadoramente. Aqui, “patriotas” querem entregar todo o patrimônio público a grupos privados, quase sempre estrangeiros, que não tendo nenhum compromisso com a qualidade de vida da população, buscam somente lucro.

      1. O primeiro mapa global da remunicipalização da água, que o Relatório pubica, vem confirmar a tendência de regresso ao poder público destes serviços essenciais. O Estudo destaca as grandes cidades que remunicipalizaram estes serviços: Atlanta e Indianápolis (EUA) Accra (Ghana), Almaty (Cazaquistão), Berlim (Alemanha), Buenos Aires (Argentina), Budapeste (Hungria), Dar es Salaam (Tanzânia), Jakarta (Indonésia), Kuala Lumpur (Malásia), Joanesburgo (África do Sul), La Paz (Bolívia), Maputo (Moçambique) e Paris (França)

  14. É triste ver como está a frota G, H e K, aparentemente as mais preservadas tem sido a I, J e L, enquanto a E tem sido escanteada até ser baixada de vez.

    Vale lembrar que o piso conforme relatado na reportagem é comum presenciar alguns até descolarem e formar relevo nos salões.

    Felizmente esses improvisos não causaram ainda descarrilamentos, panes elétricas e outras situações.

    1. Mais triste é ver que ainda existe frota E na rede do metrô, sem ar condicionado num calor desses e absurdamente barulhenta. Tarcísio tá entregando o metrô às traças!

  15. “Segundo as investigações do MP-SP, houve infiltração de uma quadrilha ligada ao PCC em prefeituras e câmaras municipais do interior e da Grande São Paulo para assumir contratos de limpeza e serviços que superam R$ 200 milhões. Os promotores observaram que a influência da facção pode ter alcançado até um pregão do Metrô no valor de R$ 14,1 milhões, conforme indicado em mensagens encontradas no celular do empresário Vagner Borges Dias.”

    Como uma estrutura tão grande (Judiciário, Tribunais de Conta, e de polícias) não consegue evitar a infiltração de bandidos nas licitações ?

    Será que ampliar essa estrutura pública é melhor mesmo ?

    1. de acordo com o que voce descreveu entre aspas, a ultima deveria ser: será que ampliar contratos é o melhor mesmo?

      é por via de contratos que se pratica a corrupção. quanto mais contratos, mais serviços contratados, maior o descontrole e desvio de verba.

  16. Estratégia clássica de sucatear para depois conceder a iniciativa privada, lentamente para que a população não perceba a queda de qualidade decorrente da precarização…
    Tarcísio vai praticamente encerrar três estatais que prestavam serviço de qualidade dentro das suas limitações, Metrô, CPTM e Sabesp.

  17. Ao longo do tempo, tenho percebido que o Metrô está bastante negligenciado, como se fosse de propósito. Lembro que o Metrô, costumava ter uma qualidade incrível em termos de pontualidade e tranquilidade nas viagens. Era muito raro ocorrerem problemas, como a marretagem, vandalismo, atrasos… Mesmo quando aconteciam, a equipe de segurança agia rapidamente. E para piorar, a ideia do governo atual de São Paulo, não é investir na melhoria do Metrô é sucateado ao máximo. E está conseguindo!

  18. O sistema metroviário de NY é bastante antigo e extenso. As estações e os próprios trens estão desgastados pelo tempo dando impressão de falta de manutenção.
    A maioria das estações são antigas e não têm acessibilidade. A gente vai andando na rua e de repente se depara com umas portas que parecem com alguma loja ou algum clube privê. Ali é uma estação e ao entrar já se depara com as catracas que são liberadas com uso de cartão por aproximação. Para acesso ao trem tem que descer escadas que geralmente são estreitas. O teto da estação é baixo.
    Mas parece que de fato a prioridade foi a extensão da malha, ao contrário daqui onde se gasta muito com estações suntuosas.
    Enfim, estou trazendo isto para que se faça uma reflexão. O dinheiro é curto, então a prioridade é ter uma malha mais extensa ou ter estações suntuosas e trens sempre modernos e conservados?

  19. Respondendo ao colega ali em cima que falou do PCC: a facção tb tem seus dedos nas empresas de ônibus que, até onde sei, são todas privadas.

    O negócio é esse mesmo, sucatear tudo pra enriquecer as empresas privadas que financiam as eleições.

  20. se que é pago e muitom bem , não ficasse de turminha nas frentes de catraca só olhando o celular, achando que é policial militar, e fizesse seu trabalho como deveria ,não estaria nessa situação.

  21. O Metro já antes da pandemia , perdeu a qualidade bons eram os tempos da Linha Norte -Sul, atual Linha Azul onde tudo funcionava , hoje vende-se tudo no Metro , quem é culpado as administrações anteriores que só viram o lado politico , e o passageiro continua sendo prejudicado, em Metros Europeus , o musico fica fora da composição , pelo menos nos corredores, aqui não virou uma bagunça.

  22. gente o metrô depois do bilhete único tá nessa queda acentuada. não é aquele metrô de antes do bilhete único, antes da linha 4 ir para crr, a linha 5 e para CCR 8e 9 ir para crr . o metrô tava em processo de de queda.

  23. Isso aí não é falta de dinheiro mas sim planejamento falho da Companhia do Metropolitano.

    Desde a década de 2010 que a empresa optou por itens de comunicação visual compostos em várias camadas por ser mais barato. Porém comunicação visual em camadas dura menos.

    A frota está com visual desgastado pois já está no período de revisão, sendo necessário programar a retirada de trens para realizar esse processo.

    A falta de agentes de segurança é fruto de planejamento e gestão ruins, dado que o Metrô precisa de mais agentes e não consegue provar ser capaz de custear essa despesa.

    Há uma imagem de um totem supostamente vandalizado na Plataforma de Sé. Esse totem é um equipamento sem uso há uns 15 anos. Foi um projeto do metrô para auxiliar os deficientes porém nunca funcionou e acabou abandonado, resultando em desperdício de dinheiro público.

    1. se o planejamento da companhia é falho, e se as pessoas responsáveis pelo planejamento são de cargos comissionados e inseridos nesses cargos por indicação, logo há no mínimo incompetência do governo estadual na gestão do metrô.

      agora será só incompetência mesmo ou uma ação proposital de sucateamento do metrô???

      vamos lembrar que todo o segundo escalão da gestão estadual Tarcísio não mexeu e carrega toda a turma que vem ao longo das gestões anteriores.

      1. O planejamento é dirigido por metroviários de carreira. Os cargos de diretoria, gerências e chefias são comandados, em sua grande maioria, por metroviários de carreira.

        Até quando os metroviários vão culpar os políticos pela sua incompetência?

  24. A situação é muito pior do que aparenta. As últimas gestões do Metrô de SP estão buscando reduzir custos com a operação e manutenção da empresa.

    O que antes era nível de excelência e dentro das mais rigorosas normas técnicas e padrões operacionais dignos de respeito ao usuário, está virando um bom negócio para empresas obterem lucro sem a necessidade de manter o nível de excelência, para eles o nível razoável atende o usuário sem se importar com normas e padrões. Para que serve segurança técnica operacional ou normas e padrões que preservam a segurança do usuário e o patrimônio da empresa, pois, para os empresários o patrimônio não é deles mesmo, para que conservar e seguir as regras…
    Veja o exemplo de outros serviços privatizados.

  25. Realmente está lamentável a situação em que se encontra o metrô de SP, e isso é culpa do governador Tarcísio que está sucateando o metrô que sempre foi referencia de limpeza e de cuidado tanto com os trens quanto com as estações, daqui a pouco ele vem com a proposta de privatizar um sistema que estava dando certo antes dele entrar pro governo, me arrependi de ter votado nesse homem.

  26. Andar no metrô está perigoso.

    Zero segurança, quantidade baixíssima de funcionários, trens sujos e descuidados, muita demora, lentidão excessiva.

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