A CPTM completará 30 anos em 2022. A companhia foi criada com o intuito de unificar as linhas férreas dentro da região metropolitana então divididas entre Fepasa e CBTU. Ao longo de vários anos, ela passou por diversas renovações e agora será a vez de uma novidade chegar aos uniformes.
A informação tem como base a dispensa de licitação publicada pela CPTM. A estatal contratou recentemente “serviços para montagem e desmontagem de passarela para apresentação pública dos novos uniformes operacionais”. O serviço será realizado pela RUMO CERTO – PRODUÇÕES E EVENTOS LTDA – ME. O prazo de vigência do contrato é de apenas um dia.
Em maio de 2020, a CPTM abriu uma consulta pública para contribuições no novo modelo de uniformes para operação a serem utilizados pelo pessoal de estação e tração (maquinistas).
A ideia é adotar uma modelagem moderna com um bom custo benefício e que também propiciem melhor identificação dos colaboradores pelos passageiros. Segundo o portal de licitações, serão atendidos pelas mudanças cerca de 3.500 funcionários, sendo 25% do sexo feminino.
Ao analisar os documentos disponíveis na consulta pública é possível visualizar uma versão prévia dos novos modelos que a CPTM pretende adotar. As versões expostas abaixo podem apresentar diferenças do modelo final.
Versão masculina:
Versão Feminina:
Braçadeiras:

As mudanças nos uniformes vem acompanhadas de uma nova visão na cultura organizacional na CPTM que está buscando ser uma empresa competitiva no curto prazo e de relevância no longo prazo. A mudança estética aliada com uma melhoria no atendimento e nas ações sociais tende a reforçar o papel de importância da companhia no transporte de milhões de passageiros.