A extensão da Linha 13-Jade para a região central de São Paulo trará como consequência uma série de mudanças operacionais. Uma delas está relacionada à alteração no plano de vias na estação Brás.
Atualmente a estação Brás possui oito plataformas, sendo que uma delas, a plataforma 5, encontra-se desativada e desconectada das demais vias férreas.
Siga o MetrôCPTM nas redes: Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter
A proposta da CPTM constante no Plano de Negócio 2023-2027 é de realizar, ainda este ano, a assinatura do contrato para a adequação do plano de vias, ou seja, da remodelação das linhas dentro da estação.

As mudanças vão afetar principalmente a Linha 10-Turquesa e 11-Coral. As vias férreas deverão ter seu posicionamento alterado e dinâmica igualmente modificada.
Para a Linha 10-Turquesa estão previstas que as vias das plataformas 1, 2 e 3 atendam aos passageiros que tenham como origem ou destino o ABC. A adição de uma nova via poderia viabilizar inclusive novas categorias de serviço expresso.

Já a Linha 11-Coral passaria a ter como área de embarque a ilha correspondente às plataformas 4 e 5. A mudança poderia inclusive beneficiar o Expresso Aeroporto com redução do tempo de viagem dada a melhoria da geometria de via.
No ano passado a CPTM chegou a assinar um contrato para a elaboração do projeto básico de dois novos pátios. O documento revela a intenção da companhia em ativar a plataforma.