CPTM é premiada pelo projeto de implantação de jardins de chuva em estações

Estação Jaraguá (Jean Carlos)

A CPTM recebeu na segunda-feira (6) a premiação da Associação Internacional do Transporte Público (UITP) pelo projeto “Paisagismo como infraestrutura de drenagem nas estações ferroviárias”. A iniciativa permitiu a instalação de jardins de chuva que melhoram a drenagem nas paradas.

Os jardins de chuva demonstram sua importância ao cumprir um importante papel no escoamento de águas pluviais. A primeira estação a receber a benfeitoria foi Jaraguá, na Linha 7-Rubi.

Jardim de chuva na estação Jaraguá (CPTM)

Além de beneficiar a segurança estrutural do ambiente, evitando as enchentes, o jardim também cria um ambiente de maior conforto, promove a biodiversidade local e consegue enviar água mais limpa para o lençol freático, diminuindo a sobrecarga dos sistemas de drenagem urbano.

O jardim de chuva já foi implantado nas estações de Caieiras, Ribeirão Pires e Luz. Novos projetos estão previstos com a readequação das estações São Caetano, Utinga, Prefeito Saladino e Capuava, além das melhorias em estações da Linha 12-Safira como Engº Manoel Feio e Aracaré.

Ampliação plataforma 5 da estação Luz (CPTM)

Recentemente, houve a inclusão dos jardins de chuva no projeto de ampliação da plataforma 5 da estação Luz que abrirá mais espaço para os passageiros do Expresso Aeroporto da Linha 13-Jade.

Previous Post

Metrô recebe três propostas para construir novo túnel de ligação entre Consolação e Paulista

Next Post

Confira os avanços da reforma da estação Jundiaí em junho

Related Posts