CPTM lança curso para maquinista pela primeira vez

Inscrições já estão abertas e devem ser feitas até o dia 30 de novembro
Mesmo diante da crise a CPTM obteve bons resultados operacionais (Jean Carlos/SP Sobre Trilhos)

A CPTM anunciou nesta quarta, 24, que abriu inscrições para 100 vagas no Projeto Aluno Aprendiz, em parceria com o Senai. Das vagas, 34 são destinadas a um curso inédito, para a formação de maquinistas de trens.

O curso terá duração de 12 meses e formação em Simuladores de Operação de Trens, visitas técnicas e aulas complementares nas áreas de Operação e Manutenção da estatal. As outras 66 vagas são para Técnico em Manutenção de Sistemas Metroferroviários, com duração de 24 meses.

Os candidatos devem ter 18 anos completos na data de início do curso e no máximo 24 anos antes do concluírem o curso. A escolaridade mínima exigida é o ensino médio concluído. Os alunos aprendizes receberão no primeiro ano uma bolsa de estudos que corresponde a um salário mínimo e, no segundo, a bolsa de estudo passa para um salário mínimo e meio.

Além disso, os aprendizes terão como benefícios plano de saúde e odontológico, vale-alimentação, vale-transporte e vale-refeição. É necessário também ter disponibilidade em horário das 7h30 às 17h, de segunda a sexta-feira.

As aulas teóricas e técnicas ocorrerão no Centro de Formação Profissional Engenheiro James C. Stewart, na Lapa. No local, há um protótipo de estação ferroviária e da via permanente, um simulador de operação de trens e laboratórios técnicos.

A inscrição é gratuita e deve ser realizada pelo site Leopoldina Senai. O processo seletivo, que ocorrerá no 1º semestre de 2022, será realizado por meio de avaliação de desempenho escolar com análise do histórico ou noletim escolar obtidos no ensino fundamental.

O período de inscrição é curto: vai de 24 a 30 de novembro.

Total
18
Shares
2 comments

Comments are closed.

Previous Post

Um mês após fechar primeiras bilheterias, passageiros do Metrô e CPTM convivem com falhas em bilhete TOP

Next Post

Em nova licitação, CPTM mudará o layout da estação Palmeiras-Barra Funda

Related Posts