CPTM prevê concluir melhorias no trecho entre Barra Funda e Brás até 2026

Trabalhos incluem modernização de estações e a chegada da Linha 11-Coral até a Estação Barra Funda. Na Estação Luz novas escadas serão implantadas na plataforma central
CPTM promoverá melhorias na região central (Jean Carlos)
CPTM promoverá melhorias na região central (Jean Carlos)

A CPTM está investindo na melhoria da sua rede ferroviária para permitir a expansão e a diminuição do intervalo. Neste sentido, a região central de São Paulo está em ênfase.

Segundo dados do Relatório Integrado de 2023, a CPTM pretende concluir todas as intervenções entre as estações Barra Funda e Brás até o ano de 2026.

Para isso a estatal estabeleceu algumas metas para o ano de 2024, sendo elas:

  1. Concluir a subestação Memorial da América Latina
  2. Concluir os projetos na Estação Brás
  3. Entregar novos sanitários na Estação Luz
  4. Adequar sanitários existentes
  5. Entregar novas escadas fixas na plataforma central da Estação Luz
Novas escadas fixas em implantação na Estação Luz (Jean Carlos)
Novas escadas fixas em implantação na Estação Luz (Jean Carlos)

Os dois primeiros projetos são de maior porte. O primeiro visa a implantação de uma nova subestação localizada entre as estações Barra Funda e Luz, com o objetivo de possibilitar a chegada da Linha 11-Coral até a Estação Barra Funda.

O relatório não detalha o que são os projetos na Estação Brás, porém, a companhia contratou estudos para o projeto básico de melhorias nas vias na estação com a readequação do plano de vias e melhorias em pátios próximos.

Estação Brás em processo de modernização (Jean Carlos)
Estação Brás em processo de modernização (Jean Carlos)

A entrega de novos sanitários e a readequação dos existentes fazem parte do plano de melhorias de qualidade de vida nas estações. Em Luz, a CPTM teve que remanejar as estruturas devido às obras que ocorrem no local para a melhoria do fluxo de passageiros.

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A entrega das novas escadas fixas é uma forma de aumentar o fluxo de pessoas que se deslocam pela plataforma central promovendo seu esvaziamento de forma mais célere. Este inclusive é um gargalo que impacta na operação.

A CPTM deseja finalizar todos estes investimentos até o ano de 2026. Para isso utilizará recursos do BNDES para financiar os melhoramentos.

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2 comments
  1. A CPTM iniciou esse projeto de reforma do trecho Barra Funda – Brás em 1998. Se concluir ele em 2026, teria levado cerca de 28 anos.

    Antes tarde do que nunca. E ainda tem quem defenda a CPTM.

    1. Realmente, há aspectos que não dá mesmo para defender, sobretudo a morosidade e o abandono de projetos em curso por parte da CPTM.

      Porém, também não adianta tirar linhas das mãos da CPTM e colocar nas mãos de empresas privadas ainda piores (e que continuarão a sugar os cofres públicos do Estado com pedidos de indenização, compensação, reequilíbrio financeiro, etc.).

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