A CPTM publicou nesta quarta-feira, 04, o extrato do contrato para a prestação de serviços de levantamento topográfico e planimétrico de cinco linhas ferroviárias e do antigo Trem Intrametropolitano (TIM).
O objetivo do contrato é realizar a complementação do levantamento territorial da CPTM. Já foram mapeados mais de 12 milhões de m² de áreas que pertencem ou são de interesse da CPTM.
Os terrenos em questão foram herdados das antigas empresas operadoras como a Rede Ferroviária Federal S.A (RFFSA), Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) e Ferrovia Paulista S.A. (FEPASA). Confira abaixo o levantamento já realizado:
O levantamento deverá contemplar a análise dos terrenos em termos de área (planos) e de elevação (topográfico). As atividades serão realizadas em três lotes.
Lote 1 – Linha 8-Diamante trechos Júlio Prestes-Amador Bueno; 9-Esmeralda trecho Ceasa-Pinheiros e Hebraica Rebouças-Varginha (4,9 milhões de m²)
Lote 2 – Linha 10-Turquesa trechos Luz-Brás e Mauá-Ribeirão Pires; Linha J (TIM) trecho Ponte dos Barreiros-Estuário (1,4 milhões de m²)
Lote 3 – Linha 11-Coral trecho Brás-Engenheiro São Paulo e Artur Alvim-Suzano. Linha 12-Safira trecho Pátio Gualberto-Calmon Viana (3,15 milhões de m²)
De posse dos documentos a CPTM poderá proceder com a regularização territorial. As áreas da Linha J-Trem Intrametropolitano se referem ao trecho ferroviário que operava no litoral paulista, onde hoje circula o VLT da Baixada Santista.
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O contrato foi fechado no dia 22 de agosto de 2024 junto a Geofran Engenharia Ltda pelo valor de R$ 2,8 milhões. O prazo para o contrato é de 30 meses com previsão de finalização em fevereiro de 2027
esqueceram o grade abc inventam brt q vale de nada santos nao precisa de trem nao governador o grade abc sim acorda
Nunca tinha ouvido falar dessa linha J, mas pensando aqui a linha G é a atual linha 5, ent quais são as linhas H, e I?
Linha H – Expresso Aeroporto
Linha I – Integração (Barra Funda-Luz-Brás) Projeto da época do Integração Centro
Afinal, para que esse levantamento topográfico ? só por curiosidade
O foco é basicamente regularizar os terrenos, ou seja, definir as áreas exatas e seus respectivos donos.
Isso é importante, pois pode interferir em projetos futuros, mesmo que a CPTM não utilize algumas das áreas como no caso de Santos