CPTM realizará mapeamento topográfico da “Linha J-TIM” em Santos e demais ramais

Contrato prevê o levantamento cadastral de cinco linhas na RMSP e uma linha em Santos. Estatal pretende realizar a regularização de 100% dos seus territórios. Contrato foi firmado por R$ 2,8 milhões

Trem Intrametropolitano de Baixada Santista será mapeado (GESP)
Trem Intrametropolitano de Baixada Santista será mapeado (GESP)

A CPTM publicou nesta quarta-feira, 04, o extrato do contrato para a prestação de serviços de levantamento topográfico e planimétrico de cinco linhas ferroviárias e do antigo Trem Intrametropolitano (TIM).

O objetivo do contrato é realizar a complementação do levantamento territorial da CPTM. Já foram mapeados mais de 12 milhões de m² de áreas que pertencem ou são de interesse da CPTM.

Os terrenos em questão foram herdados das antigas empresas operadoras como a Rede Ferroviária Federal S.A (RFFSA), Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) e Ferrovia Paulista S.A. (FEPASA). Confira abaixo o levantamento já realizado:

O levantamento deverá contemplar a análise dos terrenos em termos de área (planos) e de elevação (topográfico). As atividades serão realizadas em três lotes.

Lote 1 – Linha 8-Diamante trechos Júlio Prestes-Amador Bueno; 9-Esmeralda trecho Ceasa-Pinheiros e Hebraica Rebouças-Varginha (4,9 milhões de m²)

Lote 1 do levantamento (CPTM)
Lote 1 do levantamento (CPTM)

Lote 2 – Linha 10-Turquesa trechos Luz-Brás e Mauá-Ribeirão Pires; Linha J (TIM) trecho Ponte dos Barreiros-Estuário (1,4 milhões de m²)

Lote 2 do levantamento (CPTM)
Lote 2 do levantamento (CPTM)

Lote 3 – Linha 11-Coral trecho Brás-Engenheiro São Paulo e Artur Alvim-Suzano. Linha 12-Safira trecho Pátio Gualberto-Calmon Viana (3,15 milhões de m²)

Lote 3 do levantamento (CPTM)
Lote 3 do levantamento (CPTM)

De posse dos documentos a CPTM poderá proceder com a regularização territorial. As áreas da Linha J-Trem Intrametropolitano se referem ao trecho ferroviário que operava no litoral paulista, onde hoje circula o VLT da Baixada Santista.

 

Lotes do levantamento (CPTM)
Lotes do levantamento (CPTM)

Siga o MetrôCPTM nas redes: WhatsApp | Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter

O contrato foi fechado no dia 22 de agosto de 2024 junto a Geofran Engenharia Ltda pelo valor de R$ 2,8 milhões. O prazo para o contrato é de 30 meses com previsão de finalização em fevereiro de 2027

5 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Clodoaldo
Clodoaldo
10 meses atrás

esqueceram o grade abc inventam brt q vale de nada santos nao precisa de trem nao governador o grade abc sim acorda

Black cat
Black cat
10 meses atrás

Nunca tinha ouvido falar dessa linha J, mas pensando aqui a linha G é a atual linha 5, ent quais são as linhas H, e I?

Eugenio Silva
Eugenio Silva
10 meses atrás

Afinal, para que esse levantamento topográfico ? só por curiosidade