CPTM realizará obras de drenagem na região de São Miguel Paulista

O investimento da ordem de R$ 1,9 milhão deverá solucionar os problemas decorrentes da inundação das vias. O prazo para conclusão das obras é de 10 meses
Trecho entre as estação de São Miguel e Jardim Helena é frequentemente vitima de enchentes (Jean Carlos/SP Sobre Trilhos)

A CPTM realizará obras de drenagem na Linha 12-Safira para sanar os problemas relacionados a alagamentos no trecho em dias de fortes chuvas. Quando surge uma ocorrência desta natureza o local afetado tem a circulação de trens interrompida o que gera, nos horários de pico, grandes transtornos para os passageiros.

A Linha 12-Safira, que transportou cerca de 268 mil passageiros diariamente no período pré-pandemia, possui 13 estações atendendo os municípios de São Paulo, Itaquaquecetuba e Poá. O trecho que será foco da CPTM se localiza entre as estações Jardim Helena-Vila Mara e São Miguel Paulista.

Ambas as estações são consideradas novas. A primeira foi inaugurada no ano de 2008 enquanto a estação de São Miguel surgiu no ano de 1926, sendo totalmente reconstruída e entregue para a população no ano de 2013.

As obras de drenagem serão realizadas em decorrência dos constantes alagamentos que ocorrem entre o Córrego Itaquera e a Passarela do Km 26/03 (marco quilométrico da CPTM).

Mapa da área afetada (Jean Carlos/SP Sobre Trilhos)

As ações realizadas envolveram intervenções no meio ambiente, implantação de acessos, mapeamento de interferências, execução de banco de dutos, limpeza de terrenos, remoção de detritos de taludes de aterro, limpeza de elementos de drenagem existentes, execução de caixas de passagem, remanejamento de postes de iluminação, plantio de grama, construção de muro de vedação entre outras tarefas.

O contrato para a execução destas interferências possui prazo de 10 meses a partir da emissão da ordem de serviço. As obras serão realizadas pela Construtora Transvia LTDA. que deverá assinar o contrato nos próximos dias. O valor da obra é de aproximadamente R$ 1,9 milhão.

Total
1
Shares
Previous Post

Secretário Galli garante Linha 17-Ouro em Paraisópolis

Next Post

CPTM adia licitação do anteprojeto da Linha 13 até Bonsucesso

Related Posts