CPTM vai compartilhar seus pátios de manutenção com futura concessionária do Trem Intercidades

Pátio Lapa (Jean Carlos)

O governo Tarcísio de Freitas (Republicanos) promoveu uma mudança referente às áreas de manutenção do edital do Trem Intercidades Eixo Norte, que ligará a capital paulista à Campinas, com parada em Jundiaí. Segundo a Secretaria de Parceria em Investimentos, a obrigação de construção de novos pátios para a CPTM a fim de liberar as instalações da Lapa e Pirituba, foi suprimida do texto.

Em vez disso, a futura concessionária que vencer o leilão, previsto para o início de 2024, ficará com 80% da área disponível e o restante com a CPTM.

A atual gestão afirmou que a mudança vai gerar uma economia de R$ 800 milhões aos cofres públicos já que, segundo ela, o custo de construção de novas áreas de manutenção ficaria a cargo do governo e não da parceira privada.

Como comentando neste site, o edital do TIC Eixo Norte foi alterado para torná-lo mais atrativo aos possíveis interessados na iniciativa privada, porém, isso tornou o projeto mais caro para o estado.

Além de bancar a maior parte do investimento, o governo do estado ainda criou mecanismos que garantem um lucro mínimo à concessionária além de eliminar pontos em que a empresa arcaria com o risco integral por receber todo o valor pela operação.

Pátio Pirituba (Jean Carlos)

Área da CPTM será passada para suas sucessoras

Originalmente, o edital previa uma situação semelhante a que foi inserida na concessão das linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda, cujo pátio Presidente Altino, em Osasco, foi repassado mediante investimentos da ViaMobilidade na construção de novas oficinas pela CPTM.

No edital, o governo já antecipa que a área a cargo da CPTM poderá ser repassada para “suas sucessoras”, ou seja, dentro do plano já revelado, todas as demais linhas da companhia serão leiloadas.

Siga o MetrôCPTM nas redes: Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter

O pátio Lapa é usado sobretudo pelos trens da Linha 7-Rubi (que fará parte da concessão do TIC Eixo Norte) e da Linha 10-Turquesa, cujo leilão deverá fazer parte do pacote que incluirá o trem regional para a Baixada Santista.

Em Pirituba, a CPTM armazena itens usados na via permanente como uma grande quantidade de trilhos, dormentes e outros equipamentos. Nesse caso, a área acaba sendo utilizada em tese pelas cinco linhas da companhia.

Previous Post
TIC poderá fazer parada em Mogi das Cruzes (Kgbo)

Trem Intercidades para São José dos Campos poderá usar o leito da Linha 11-Coral

Next Post
Sistema de monitoramento para vias poderá prevenir ações de vandalismo (Jean Carlos)

ViaMobilidade deverá investir em solução tecnológica para combater vandalismo nas linhas 8 e 9

Related Posts