ViaMobilidade deverá investir em solução tecnológica para combater vandalismo nas linhas 8 e 9

Implantação do Sistema de Monitoramento de Via que faz parte do contrato de concessão deverá cobrir vias, pátios, subestações e AMVs. Softwares analíticos e alarmes também deverão compor novo sistema de segurança
Sistema de monitoramento para vias poderá prevenir ações de vandalismo (Jean Carlos)
Sistema de monitoramento para vias poderá prevenir ações de vandalismo (Jean Carlos)

No começo do mês de outubro, a ViaMobilidade sofreu uma falha de grandes proporções na Linha 9-Esmeralda. Diante de suspeitas de vandalismo e sabotagem, a concessionária deverá reforçar a segurança nas vias, investindo inclusive em soluções tecnológicas.

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O contrato de concessão das linhas 8 e 9 prevê no capítulo “Empreendimento 61 – Telecomunicações” uma série de investimentos importantes no âmbito de segurança. Um destes é a implantação do Sistema de Monitoramento de Via (SMV). Atualmente apenas a Linha 13-Jade da CPTM possui um sistema desta natureza implantado nas linhas ferroviárias.

O SMV será responsável pela supervisão e controle das imagens de câmeras que deverão ser instalados em trechos de via entre as estações. Todos os registros deverão ser centralizados no novo CCO de Presidente Altino e espelhados para o CCO do Brás da CPTM.

O contrato estabelece pontos de segurança importantes que o novo sistema deverá captar para garantir a integridade da operação das linhas 8 e 9. A cobertura poderá verificar os seguintes itens:

  • Vandalismos
  • Circulação de pessoas não autorizadas
  • Vias
  • Rede Aérea
  • Passarelas
  • Entrada de Subestações
  • Entrada de Cabines Seccionadoras
  • Circulação de veículos ferroviários

Atualmente o SVM existente nas linhas concedidas são restritos apenas à visão das extremidades das plataformas nas estações, sendo insuficiente para captar trechos críticos onde equipamentos importantes como AMVs e caixas de locação estão presentes.

Sistema de monitoramento de via presente na estação Antônio João da Linha 8-Diamante (Jean Carlos)
Sistema de monitoramento de via presente na estação Antônio João da Linha 8-Diamante (Jean Carlos)

Em nota, a ViaMobilidade informa que tem estratégia de rondas ao longo do trecho em operação e que também irá investir em soluções modernas como softwares e alarmes em pontos importantes.

“Quanto à segurança, a concessionária tem como estratégia rondas constantes com equipes de AAS (Agentes de Atendimento e Segurança) ao longo da linha, embarcadas nos trens ou em automóveis, além de monitoramento por câmeras. A ViaMobilidade também estuda soluções mais modernas, como softwares analíticos integrados, alarmes, e a implantação de mais câmeras nas linhas, pátios, subestações, cabines de paralelismo, aparelhos de mudança de via e caixas de sinalização.”

Falha severa

A falha no sistema de rede aérea da Linha 9-Esmeralda pode ser considerada grave. A concessionária precisou realizar a troca de 5 quilômetros de rede aérea incluindo componentes como fio de contato, cabo mensageiro e cabos equipotenciais.

O superaquecimento do sistema causado por um curto circuito no sistema de energia gerou danos que colocariam em risco a integridade da operação em parte da linha 9. O site registrou as atividades de manutenção que mobilizou locomotivas, vagões adaptados e veículos especiais. Em nota, a concessionária afirma que o problema foi resolvido no começo da semana.

Manutenção no sistema de rede aérea da Linha 9-Esmeralda (Jean Carlos)
Manutenção no sistema de rede aérea da Linha 9-Esmeralda (Jean Carlos)

“No último dia 03, a Linha 9-Esmeralda foi afetada por um dano no sistema de alimentação de energia elétrica, causando a interrupção parcial da operação. Com a ocorrência, a equipe técnica da concessionária identificou a necessidade de troca de 5 km de cabos da rede aérea que foram danificados. Para a atividade corretiva, a ViaMobilidade contou com todo o efetivo do time de manutenção, além da colaboração de um fornecedor especializado. Foram utilizados instrumentos adequados, veículos rodoferroviários e vagões especiais tracionados por locomotiva.

Todo reparo da rede aérea afetada foi concluído na madrugada desta segunda-feira (16). Durante a manutenção, os intervalos entre os trens sofreram variações e os clientes foram informados nos canais oficiais da concessionária.

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4 comments
  1. Bom dia a todos, essas medidas de segurança, quando implementadas serão muito importantes para proteger a operação, equipamentos , usuários , melhorando a segurança de forma significativa em toda extensão!

    Referente as suspeitas de vandalismo eu penso que o metrô é reconhecido internacionalmente como serviço de excelência, inclusive desenvolveram com tecnologia proprietária os painéis que mostram lotação dos trens e tempo para chegada , entre diversas melhorias implantadas!

    A CPTM, também presta um excelente serviço a população.

    Tenho certeza que os colaboradores de ambos , não concordam com esse ato de vandalismo , que poderia ter culminado até com um descarrilamento de trem com pessoas dentro , caso não fosse descoberto a tempo de paralisar as operações, além do concreto encontrado nos trilhos, também foi furtado um aparelho de mudança de via.

    Jamais se pode generalizar toda uma categoria , e tirar todos os seus méritos, pelo o que vandalismos, criminosos fizeram , os metroviarios, e ferroviários jamais iriam consentir com esse ato criminoso , que encontre o responsável!

  2. É a ViaCalamidade sofrendo na pele o que sofre o povo com os furtos de cabos nos semáforos, nas ruas, nos prédios públicos, até nas escolas! Infelizmente a imprensa vendida só repercute quando a vítima é uma grande corporação.

  3. eu li o B.O. que a via mobilidade fez sobre o ocorrido , está no site diário do transporte para quem tiver curiosidade de ler.

    todas as fotos de objetos “estranhos”, são na verdade de itens da rede aérea, como cabo de aço, isolador, etc.

    outra coisa estranha foi ter vários pontos de “sabotagem”, ninguém ver, nenhum vídeo, nem da rua, nem de prédios ao redor, nem dos trens pegar. a grade que estava aberta, como mostra a foto do BO, estava solta bontinha, como se alguém fosse lá e soltasse os parafusos.

    e teve um trem que enroscou pantógrafo na rede aérea e saiu arrastando tudo, mas precisou trocar 5 km de rede aérea? 2 semanas de manutenção? deu problema de jaguaré até vila Olimpia? chefe de estação descer na via para verificar o ocorrido, sendo q nem maquinista desce na via porque não recebe periculosidade? chefe de manutenção se apresentar como engenheiro, sendo que eles só contratam analistas?

    tudo muito estranho. esse assunto não pode morrer.

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