A CPTM publicou no mês de novembro a licitação para prestação de serviços de engenharia para a revitalização do telhado da estação Brás da Linha 12-Safira. O local também atende as linhas 10-Turquesa, 11-Coral e 13-Jade.
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O grande telhado da estação foi projetado durante as obras do projeto Integração Centro. Naquele período a estação foi remodelada e completamente modernizada. Atualmente o telhado, apesar de cumprir bem sua função, possui alguns problemas como infiltrações e falta de coberturas laterais.
A consequência são plataformas molhadas em dias de chuvas mais intensas. Para sanar estas questões a companhia realizará obras para melhoria do telhado.
![Telhado da estação Brás (CPTM)](https://www.metrocptm.com.br/wp-content/uploads/2023/11/Estacao-Bras.jpg)
O projeto de revitalização do telhado da estação Brás engloba a substituição das calhas e condutores, troca das chapas dos domos formadas por policarbonatos, fechamentos laterais, importantes para conter o efeito das fortes chuvas.
O telhado do CCO deverá ganhar cobertura metálica, além de impermeabilização. Para a segurança nas atividades de manutenção, será instalada uma linha de vida, que permite preservar a integridade dos funcionários em trabalhos em altura.
![Passadiço e escadas (CPTM)](https://www.metrocptm.com.br/wp-content/uploads/2023/11/Passadico-e-escadas.jpg)
Nas regiões de desnível do telhado escadas deverão ser implantadas. Passadiços serão adotados para acesso às demais áreas do telhado. Deverá haver pintura das estruturas da cobertura. As portas corta-fogo existentes deverão ser substituídas.
Segundo o termo de referência, as atividades deverão ser realizadas no horário de vale em dois períodos: das 09h às 16h e das 22h às 06h
![Vão na estação Brás entre telhados (CPTM)](https://www.metrocptm.com.br/wp-content/uploads/2023/11/Vao-na-estacao-Bras.jpg)
O prazo estipulado para a realização das melhorias será de 15 meses a partir da emissão da ordem de serviço pela CPTM. Não há orçamento estipulado para os serviços
Sem manutenção adequada, a CPTM vai ter que reformar o telhado nesse nível (de quase reconstrução).
Isso diz muito sobre a CPTM e sua “gestão” sobre os trilhos da RMSP. De que adianta o estado investir R$ 20 bilhões em obras de modernização em 25 anos se a CPTM não faz manutenção preventiva com frequência mínima e tudo precisa ser recuperado a cada 15 ou 20 anos?
Não é exclusividade da CPTM. Construímos e deixamos estragar para construir de novo. É cultural do nosso país e é política pública.
Além da cultura, outra razão que é o populismo. Com frequência vemos a utilização de material de construção da pior qualidade. Por quê? Para que precise ser refeito no menor tempo possível e sirva de palanque para eleições.