CPTM volta a fechar as estações São Caetano do Sul, Utinga e Prefeito Saladino neste domingo, 16

Trecho da Linha 10-Turquesa passa por obras de modernização. Serviço Paese de ônibus será acionado para levar passageiros no trecho Santo André a Tamanduateí
Obras na estação Prefeito Saladino (Jean Carlos)

A CPTM interromperá novamente o funcionamento das estações São Caetano, Utinga e Prefeito Saladino, da Linha 10-Turquesa neste domingo, 16 de outubro. O motivo é o mesmo da suspensão ocorrida no feriado de 12 de outubro, o avanço das obras de recuperação das três estações.

Com isso, os passageiros que utilizarem o ramal que circula na região do ABC Paulista precisará utilizar os ônibus do serviço Paese entre Santo André e Tamanduateí, onde os trens funcionarão normalmente. Os ônibus terão paradas nas estações Tamanduateí, São Caetano, Utinga, Prefeito Saladino e Santo André.

Segundo a CPTM, a interrupção no serviço é necessária por conta da “alta complexidade de execução, o que impossibilita que ocorram simultaneamente com a circulação de trens no trecho, como serviços de pintura na cobertura de concreto das plataformas, montagem das terças (um componente do telhado que sustenta as telhas), instalação de calhas e telhas, continuação da montagem da passarela/escada na estação São Caetano, instalação de granito na plataforma, saída dos torniquetes, arremate de bordas de plataforma, e instalação da infraestrutura elétrica no teto da cobertura das plataformas”.

A CPTM diz ter solicitado 40 ônibus para suprir a demanda de usuários e que pode ampliar esse número caso seja necessário. A empresa diz que o movimento aos domingos é menor do que no feriado do dia 12, quando houve problemas para dar conta do fluxo de passageiros. Alguns ônibus farão o trajeto direto entre Santo André e Tamanduateí, que são as estações com maior movimento, para melhorar a circulação de pessoas.

A interrupção ocorrerá novamente no domingo 23 de outubro, aproveitando o intervalo para o 2º turno das eleições, que está marcado para o dia 30.

Obras na estação São Caetano (Jean Carlos)

Confira o percurso dos ônibus:

Trecho ida

– Parada Terminal Santo André Leste (trajeto: Rua Augusto Ruschi, Viaduto Pedro Dell Antônia, Avenida Industrial e Avenida Pres. Roosevelt)

– Parada Estação Pref. Saladino (trajeto: Rua Alfreds Paegle, Avenida Industrial, Rua Sumaré, Viaduto Juvenal Fontanella, Rua Sumaré, Avenida da Paz, Avenida dos Estados, Rua Bárbara Heliodora e Rua Beckman)

– Parada Terminal Utinga (trajeito: Rua Comendador Júlio Pignatari, Avenida da Paz, Rua Sumaré, acesso Rua Sumaré, Avenida da Paz, Avenida Industrial, Avenida Goiás, Rua Luís Gama, Rua João Pessoa e Rua Amazonas)

– Parada Terminal São Caetano do Sul (trajeto: Rua Serafim Constatino, Avenida Conselheiro Antonio Prado, Rua Pernambuco, Rua Profa. Maria Macedo, Avenida Guido Aliberti e Avenida Presidente Wilson)

– Parada Estação Tamanduateí

Trecho Volta

– Parada Estação Tamanduateí (trajeto: Avenida Presidente Wilson, Avenida Guido Aliberti, Rua Baraldi e Rua Amazonas)

– Parada Terminal São Caetano do Sul (trajeto: Rua Serafim Constantino, Viaduto dos Autominstas, Rua Heloísa Pamplona, Praça Lions Clube, Rua Aquidaban, Praça Itália, Rua Aquidaban, Acesso Avenida dos Estados, Avenida dos Estados, Avenida da Paz e Rua Comendador Júlio Pignatari)

– Parada Terminal Utinga (trajeto: Rua Beckman, Rua Bárbara Heliodora, Avenida dos Estados, Viaduto Pres. Castelo Branco, Acesso Terminal Pref. Saladino)

– Terminal Pref. Saladino (trajeto: Praça Dr. Armando Arruda Pereira, Avenida dos Estados, Avenida Antônio Cardoso e Rua Visc. De Taunay)

– Parada Terminal Santo André

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3 comments
  1. Não entendo pq a cptm continua fazendo as coberturas pela metade, se estiver chovendo, o povo entra no trem molhado.

    1. Infelizmente a cptm só gasta dinheiro mesmo , no futuro vai ter que arrumar novamente, se fosse a CMSP (METROSP) teriam re-construido as estações ,pois o sol e chuva desgastam demais os pisos

  2. Muito relevante essa iniciativa , só acrescento que as estações que estão sendo reformadas já deveriam prever e terem o reforço ( adequação ) para receberem as portas de plataforma em um possível futuro contrato , inclusive as portas de plataforma chegaram a ser prometidas pelo ex governador João Doria em todas as estações da CPTM !

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