O sonho de ver o Metrô chegar a Guarulhos dependerá do próximo governador do estado – a disputa está marcada para o dia 30 de outubro, quando os candidatos Tarcísio Freitas (Republicanos) e Fernando Haddad (PT) disputam o 2º turno das eleições.
Além de o vencedor precisar decidir como avançar com a Linha 19-Celeste, atualmente com projetos e sondagens sendo feitas, ao futuro governador caberá reativar os contratos para implantação das estações Penha de França, Tiquatira, Paulo Freire, Ponte Grande e Dutra.
Segundo apurou o site, os decretos de desapropriações das áreas que serão usadas para a implantação das estações Ponte Grande e Dutra, da Linha 2-Verde, dentro do município de Guarulhos, deverão ser publicados em novembro.
Dias atrás, o Metrô, por meio do governo, publicou um decreto de utilidade pública de uma área de 173 mil metros quadrados que possibilitará a construção de mais três estações da Linha 2: Penha de França, Tiquatira e Paulo Freire, todas na capital.
O presidente do Metrô, Silvani Pereira, afirmou que essa etapa final deverá ser resolvida em 2023: “esperamos que seja concluído no próximo ano!”, disse o executivo a um seguidor do seu perfil nas redes sociais.
Trens sem condutor a partir de 2026
Em outro perfil, desta vez no Linkedin, Silvani afirmou que os trens da Linha 2-Verde irão operar no modo UTO (Unattended Train Operation), sigla que significa a ausência de condutores no comando.
De fato, por conta do sistema de sinalização CBTC (Communications-based train control), seria possível que as composições dispensem a presença de um operador, porém, a frota da Linha 2 pode ser mista no futuro, com trens de frotas mais antigas mescladas com a nova frota que será adquirida nos próximos meses.
Não está claro ainda se a encomenda de 44 trens acabará sendo exclusiva da Linha 2. Essas novas unidades serão semelhantes aos trens da Linha 4-Amarela, sem cabine de comando e com passagem livre entre os trens, entre outras novidades. Em declarações mais antigas, o governo já havia sinalizado que metade da nova frota será compartilhada com as linhas 1-Azul e 3-Vermelha.
Atualmente, apesar de já operar com o CBTC na Linha 2, o Metrô mantém o operador na cabine de comando.
Nota do editor: o texto e o título foram alterados após o surgimento da informação sobre a previsão de publicação do decreto de desapropriações do trecho de Guarulhos já no mês que vem.
Pátio Paulo Grande?
“Escapou”, Pado…Paulo Freire, Paulo Grande…acabou travando meus neurônios…rs
Serão trens UTO ,nos papéis de estudos constam que o metrô (CMSP) terá todas linhas com trens autônomos (sem maquinistas) gradualmente, nunca que o metrô vai fazer 3 linhas serem UTO de uma vez ,ia causar uma guerra gigantesca dos funcionários ,esses 44 novos trens serão só da L2-VERDE mesmo ,lembrando o sistema atual é o CBTC GOAT3 (presente nas L1-AZUL/L2-VERDE/L5-LILÁS),o CBTC GOAT4 (presente nas L4-AMARELA/L15-PRATA) que são com trens totalmente autônomos
Sem fonte oficial que serão só da 2…