De forma inesperada, Metrô fecha Linha 15-Prata neste fim de semana

Linha 15-Prata (GESP)

O Metrô de São Paulo decidiu fechar a Linha 15-Prata neste final de semana para testes com o sistema de controle de trens CBTC. No entanto, o anúncio ocorreu horas depois de a companhia comunicar que apenas o trecho entre as estações Sapopemba e São Mateus ficaria fechado das 4h40 às 14h do domingo.

Na nota enviada às 21h30 desta sexta-feira, 28, o Metrô não explica o motivo da mudança repentina, apenas reforça a névoa de testes para aprimorar o sistema CBTC fornecido pela Bombardier. “O novo sistema de controle e movimentação dos trens (CBTC) faz parte dos investimentos do Metrô para melhorar a circulação e regularidade dos trens. Com este sistema em operação, é possível diminuir a distância de segurança entre as composições, reduzindo o intervalo entre eles e permitindo a circulação de mais trens simultaneamente”, afirmou a empresa.

Intervalo alto

A intensificação dos testes ocorre justamente quando a Linha 15 passa pelo seu maior período de demanda. Com a abertura do novo trecho até São Mateus, o ramal de monotrilho deverá atrair pelo menos 300 mil pessoas por dia – hoje essa média é de pouco mais de 100 mil usuários.

Como mostrou o site, o ramal frustrou a expectativa de crescimento em janeiro por conta de falhas seguidas. Além disso, o intervalo entre os trens, que era de cerca de 180 segundos, subiu para 223 segundos, fazendo do que se formem imensas filas na estação Vila Prudente, que liga o ramal à Linha 2-Verde.

Ainda segundo o Metrô, a Linha 15-Prata retomará a operação normal na segunda-feira, 2 de março. Para quem precisa utilizar a linha, a companhia acionou o sistema PAESE, com ônibus gratuitos que percorrem o mesmo trajeto do ramal.

Previous Post

Entenda como serão as escavações com o “tatuzão” na Linha 2-Verde

Next Post

Problema em pneu faz Metrô suspender operação da Linha 15-Prata do monotrilho

Related Posts