Deputado apresenta projeto para alterar nome da estação Franco da Rocha
Proposta quer acrescentar Juquery, um antigo complexo hospitalar, ao nome da estação da Linha 7-Rubi

Modificar o nome de uma estação de trem ou metrô não é um procedimento fácil, dependendo de várias ações e que geralmente faz parte de um determinado local ou ação oficializada, como é o caso da mais recente intenção de realizar este tipo de mudança.
Nesta quinta-feira (26), o deputado estadual Maurici (PT) protocolou na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (ALESP) o Projeto de Lei 645/2025 para incluir a palavra Juquery a estação Franco da Rocha, da Linha 7-Rubi.
Caso sua sugestão seja aceita, a estação, atualmente administrada pela Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), passaria a se chamar “Juquery-Franco da Rocha”.
Segundo o documento oficial, o parlamentar ressalta a ligação histórica do Juquery, antigo complexo hospitalar na região e também o fato de ser o nome anterior da estação de Franco da Rocha, no século passado, e de atender um pedido do do Conselho Municipal de Políticas Culturais de Franco da Rocha.
Entretanto, a definição quanto a permitir ou não a nova nomenclatura depende de processos dentro da ALESP, como a tramitação nas comissões de transporte e justiça. Por fim, qualquer projeto aprovado precisa ser sancionado pelo governador do estado e que tem poder de vetar a mudança.
No final de novembro deste ano, a TIC Trens, vencedora do leilão do Trem Intercidades assumirá a gestão da linha, trens e estações, devendo entre as diversas obrigações contratuais, atualizar a comunicação visual do espaço.