Em novembro passado, o MetrôCPTM mostrou em primeira mão a ligação subterrânea que está sendo construída na estação Higienópolis-Mackenzie da Linha 6-Laranja para levar os passageiros até a Linha 4-Amarela.
Na época, leitores questionaram o site sobre a obra, que não estava clara se teria apenas um ou dois túneis.
E a respota é que, sim, as duas estações Higienópolis-Mackenzie contarão com túneis duplos para trânsito dos usuários entre os ramais de metrô.
O site recebeu informações da Linha Uni, concessionária que irá operar a Linha 6, explicando detalhes sobre o projeto.
Além disso, a imagem abaixo mostra como esses túneis serão. Como se nota, haverá apenas uma entrada em ambas as pontas, porém, os passageiros seguirão por túneis separados após isso.

Graças a esse arranjo, espera-se evitar a famosa “marcha dos pinguins” das estações Consolação (Linha 2) e Paulista (Linha 4), que motivou o Metrô a construir um segundo túnel.
No caso de Higienópolos-Mackenzie, os dois túneis serão bem mais maiores que túnel singelo da estação Consolação:
“Cada túnel possui gabarito livre de 6,60 x 3,5 metros, em comparação com o túnel singelo da estação Consolação (Linha 4), que possui 5,55 x 2,40 metros”, explicou a concessionária.

A capacidade dos túneis será bem elevada, de aproximadamente 40.000 passageiros por hora. Vale lembrar que a Linha Uni espera por uma demanda no horário de pico de 27.000 usuários/hora, portanto, com uma boa margem.
A estação Higienópolis-Mackenzie deverá ser inaugurada no final de 2027, juntamente com a fase da Linha 6-Laranja até São Joaquim.
Fui um dos que fez essa indagação sobre os túneis.
Infelizmente eu quase não vejo mais comentários e também não consigo mais comentar em nenhuma postagem há semanas.
Acho que deu algum problema no site e possivelmente eles nem perceberam ainda que os comentaristas desapareceram.
Oi Marco, tentei enviar uma mensagem para você no e-mail do seu perfil, mas voltou como inexistente. Não estou sabendo de problemas para comentar então agradeço se puder descrever sua dificuldade. Obrigado
As estações são tão distantes uma da outra que nem justifica ter o mesmo nome.
Finalmente um projeto bem feito de conexão com a L4, a linha com as piores conexões da malha
A Acciona está dando banho de planejamento no Metrô de São Paulo.
A imagem após o texto “separados após isso.
” não está sendo exibida.
Marcha dos Pinguins é osso, tbm tem um pessoal que ao sair da consolação em direção a linha 4 anda a passos de tartatuga kkkk