Desvio para construção da estação Penha da Linha 11-Coral está sendo implantado pelo Metrô

Vias do ramal da CPTM serão alteradas para liberar área onde será construída estação que a conectará às linhas 2-Verde e 3-Vermelha
A área onde será construída a via provisória da Linha 11-Coral (iTechdrones)

O Consórcio CRASA-Ghella-Consbem, responsável pela construção da estação Penha, da Linha 2-Verde, está avançando na implantação de um desvio das vias da Linha 11-Coral, da CPTM.

Imagens aéreas do canal iTechdrones mostram uma antiga rua ao lado do terminal de ônibus da estação Penha sendo coberta com brita enquanto dormentes de concreto estão empilhados nas laterais, à espera da montagem do novo percurso.

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A mudança provisória no traçado da Linha 11-Coral é por um motivo importante: além de construir as plataformas subterrâneas da nova parada da Linha 2-Verde, o consórcio também é responsável por entregar a estação Penha da CPTM.

Ela ficará ao lado da homônima da Linha 3-Vermelha, onde hoje passam as vias do ramal e que no passado abrigaram plataformas da antecessora da CPTM.

Com o desvio, será possível iniciar a construção da futura estação Penha da Linha 11 (iTechdrones)

O complexo da estação Penha será um importante eixo de distribuição de passageiros da malha metroferroviária paulista, permitindo a ligação de dois dos ramais mais movimentados do Metrô com a linha de maior demanda da CPTM.

Como revela o vídeo abaixo, os trabalhos seguem em bom ritmo, com a preparação da vala de fundo da estação, a construção de salas técnicas do Metrô e CPTM e mais ao norte as escavações do poço de onde partirá o tatuzão em sua segunda etapa de montagem dos túneis.

A extensão da Linha 2-Verde, com oito estações, deve ficar pronta em 2026, segundo o governo.

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17 comments
  1. Qual o Prazo da inauguração da Estação Penha da L11 visto que é uma obra um pouco mais simples do que a L2 no subterrâneo

    1. Creio que ambas abrirão juntas. Por mais que seja bem vinda que seja (adoraria pra não precisar ir até o Brás fazer transferência) uma abertura “antecipada” da estação CPTM não faria muito sentido, já que a integração com a Linha 3 pode ser feita em outras quatro estações.

  2. Apesar desses “prazos oficiais”, provavelmente, antes de 2027 (já sendo bem realista e otimista também), não vai inaugurar nada entre as estações Santa Isabel e Penha.

  3. “O complexo da estação Penha será um importante eixo de distribuição de passageiros…”:

    Na verdade, será um ponto de transferência (com consequente sobrecarga) para a Linha 2, o que difere um pouco de distribuição, a qual se configura quando uma nova linha, com capacidade para tal, desafoga outra (caso da Linha 4 que, quando chegou à Luz, desafogou a Linha 1).

    No caso da L2, só haverá consequências negativas expressivas, que serão sentidas principalmente (mas não somente) nas atuais (e futuras) integrações em Vila Prudente (L15), Tamanduateí (L10) e Sacomã (demanda atual já significativa + provável novo BRT ABC Paulista).

    No entanto, FELIZMENTE, há grandes chances de essa integração em Penha seja fechada com a L11 em horários de pico, a fim de realmente minimizar grandes desequilíbrios de demanda nas linhas (não só por conta da L2, mas também da L3, que precisa ser desafogada e não “aliviada e saturada novamente” em seguida), tal como ocorre com as integrações em Itaquera e Tatuapé, o que continuará a ocorrer ainda por muitas décadas, até que se tenha de fato uma rede densa bem equilibrada, o que está bem distante ainda de ser solucionado apenas com a simples expansão da L2 (se é que isto não vai postergar ainda mais para alcançar um possível equilíbrio de carregamento de passageiros entre as linhas).

    [“Fonte”: Não é “minha cabeça” (antes que digam isto)… Mas sim: análise dos dados de demanda de pico, elaborados pelo Metrô, para as suas linhas até próximo do final desta década].

    1. Na prática, se liberar a integração com a linha 3 e não com a 11, povo vai é quebrar tudo…que discriminação é essa? Com o Tarcísio, não terá essa molezinha não….

      Pq se for para construir e continuar fechada (mesmo em horário de pico) pq vai sobrecarregar a linha verde, então nem construa.

    2. “No entanto, FELIZMENTE, há grandes chances de essa integração em Penha seja fechada com a L11” você é uma pessoa muito triste e amarga para dizer isso! A Linha 11 tem apenas o final da linha como transferência (Luz e Brás), sem dizer que tem a maior demanda da CPTM e Via Mobilidade, depois de tantos décadas aguardando para um avalio, vem esse infeliz dizer isso!

      1. Triste vai ser se liberar essa integração e quem vier das regiões de Sapopemba, São Mateus e Cidade Tiradentes, ou seja, TODAS estas pessoas que antes do monotrilho NUNCA tiveram NADA de trilho próximo (nem um simples corredor de ônibus sequer) NÃO conseguirem mais continuar viagem a partir da Linha 2 em Vila Prudente, a qual, aliás, é a ÚNICA conexão da Linha 15 com a rede. Daqui a uns 3 anos no mínimo vai ter a conexão com a Linha 10 em Ipiranga (e só, e mais nada), mas esta última só vai ajudar mais quem tiver como destino o ABC, e alguns poucos com destino ao centro. Dependendo de qual local do centro não vai ajudar tanto. Sem contar também que, com o fim do Serviço 7-10, a futura transferência em Ipiranga (L10/L15) se tornará naturalmente menos atrativa.

        E tem mais: a L11 opera com 4 min de intervalo. Dá para aumentar bastante a sua oferta ainda no futuro (no mínimo +33% de oferta comparado a hoje; porém, com CBTC se aumentaria uns 50% até de oferta na L11; e detalhe: tudo isso praticamente sem aumentar a sua demanda atual).
        Já na L2, nenhum aumento possível de oferta vai suprir o aumento de demanda/carregamento que terá, visto que a sua margem para aumento de oferta não é mais tão significativa. Na L2 a previsão é aumentar, TEORICAMENTE, uns 25%… mas também tem previsão de aumentar seu carregamento em até 80% (sendo pelo menos uns 60% de aumento, ou, na hipótese mais OTIMISTA de todas, no mínimo 50% “apenas” de aumento) em relação ao que está hoje.

        Além disso, não entendo o passageiro da L11 que vai baldear para a L2 buscando mais conforto…
        Qual “conforto” exatamente?!
        Dá mais “status” ficar espremido na L2 do que na L11?!
        Qual a diferença de ficar espremido em um trem EXPRESSO da zona leste a ficar assim em um trem PARADOR que passa sob a Avenida Paulista?
        Alguém pode me explicar isso?

        Aliás, certamente, vai ficar BEM MAIS espremido na L2 do que na L11 futuramente!
        Então, precisa ver se essa baldeação na Penha, no pico, vai compensar mesmo se for aberta.

        Obs.: antes de chamar alguém de infeliz, tenha bons argumentos técnicos, realistas, embasados, objetivos e sólidos para justificar algo, que foi o que eu fiz acima.
        Sem mais.

        1. “Além disso, não entendo o passageiro da L11 que vai baldear para a L2 buscando mais conforto… Qual “conforto” exatamente?! Qual a diferença de ficar espremido em um trem EXPRESSO da zona leste a ficar assim em um trem PARADOR que passa sob a Avenida Paulista?”
          Justamente por passar na Paulista, onde vários trabalham/estudam? Por não ter que fazer a integração no centro pra ir até lá quando já há a opção direta? Pra diminuir o fluxo de ambas Linhas 3 e 11 com uma alternativa de trajeto?
          Talvez, sabe…

          1. Sim, é para isso que a rede se expande e se criam novas conexões.

            Só que esta expansão só vai fazer sentido daqui a uns 20 ou 30 anos, ou seja, quando realmente essa demanda da zona leste sobretudo e também de Guarulhos for distribuída pela rede, e não todo mundo jogado numa linha só como “a grande alternativa”.

            Da forma como ela vai ocorrer agora, no curto prazo, ela cria “alternativa” para alguns em total prejuízo da única opção de outros. Ou será que vai ser muito sustentável embarcar em Vila Prudente, no pico da manhã, vindo da L15? Ou quem está no monotrilho terá que ir para Ipiranga e retornar ao centro para chegar à região da Paulista? Perfeito, hein?! Pior ainda para aquele que virá do novo “super” BRT ABC Paulista… esse coitado vai pagar caro e passar nervoso do início ao fim da viagem (se conseguir chegar ao fim)… pois embarcar em Tamanduateí ou, pior ainda, em Sacomã vai ser tarefa para desafiar as leis da Física.

            Mas é aquela coisa: o usuário da L11 deve ter mais direitos e alternativas para chegar ao trabalho do que esses outros que citei acima…

            E criar alternativas para outras linhas sem criar alternativas para a própria Linha 2 é contrassenso!
            Querem ainda usá-la como “a linha que vai ‘atender’ Guarulhos”… Mas tirar a L19 do papel e expandir a L5 após Chácara Klabin ninguém quer, né? Muito menos esse governador que infelizmente está aí agora.

            Além do mais, faça as contas: hoje se leva no máximo 35 min, já incluindo tempo de transferência, para ir da região da Penha até a estação Consolação, via L11 e L4. E este tempo pode até diminuir um pouco quando houver novos túneis de transferência em Luz e em Paulista-Consolação. Futuramente, de Penha até Consolação, pela L2, não será possível fazer este trajeto em apenas 35 min…

            Como eu sempre digo, falar/escrever é fácil, mas argumentar tecnicamente não vejo ninguém fazer, mas criticam quem o faz. É isso aí, o ser humano vai “longe” assim….

    3. Essa integração fechada da Linha 11 com a 3 é uma palhaçada. Ela fazia muito sentido nos anos 90 e 2000. Mas com a modernização da CPTM ela se torna esquisita. Hoje em dia, com o headway baixo, maior velocidade e trens muito confortáveis, não faz mais sentido um passageiro querer baldear em Corinthians – Itaquera ou Tatuapé, a menos se o destino for alguma estação da própria Linha 3. Apenas o tempo de se fazer a transferência em Itaquera e aguardar uma nova composição, é praticamente o tempo de se chegar na região de Patriarca.

      Além disso, o usuário que vem do Alto Tietê e tem como destino alguma estação da Linha 3, perde um tempo enorme indo até o Brás para voltar. Por exemplo, alguém que queira descer no Metrô Carrão, que tem em suas adjacências 3 universidades (UNICID, UNIP e FATEC), demora nada mais que 20 minutos para ir até o Brás e voltar. É horrível.

      1. Lucas,

        Acredito que realmente não faça sentido se transferir em Itaquera, mas no Tatuapé (em vez do Brás) sim, pois é uma transferência bem mais prática e mais rápida que a do Brás, e do Tatuapé ao Brás é pouquíssima diferença de tempo entre L3 e L11. Mesmo que se demore um pouquinho só mais com a L3, ganha-se muito tempo na baldeação e, no fim das contas, a viagem é mais rápida trocando de linha no Tatuapé do que no Brás.

        Mas, no futuro, quem quiser seguir pela Barra Funda (quando a L11 tiver sua extensão finalizada), é provável que seja mais vantajoso para o passageiro da L11 permanecer nela.

  4. A L11 fará conexão com a L3 em quatro estações seguidas, Brás, Tatuapé, Penha e Itaquera.

  5. Para que não sabe no passado antes do Expresso Leste ser inaugurado existia a Estação Carlos de Campos que ficava colada a Estação Penha da Linha 3 vermelha mas ela foi desativada em 2001 e suas plataformas demolidas em 2008 e dessa estação havia um ramal que ligava essa estação até as proximidades da Igreja da Penha de França e curiosamente parte do traçado do metrô que irá sentido Dutra passará sobre o trecho do antigo ramal de forma subterrânea.
    Acessem o site estações ferroviárias que mostra mais informações desse ramal e da antiga estação Carlos de Campos:
    http://www.estacoesferroviarias.com.br/c/carloscampos.htm
    http://www.estacoesferroviarias.com.br/p/penha_efcb.htm

  6. Já diria um sábio político; “Governar é definir as prioridades”
    Na atual situação financeira de quaisquer empresas é importante e imprescindível que se faça a retomada seletiva pelos que possuem chances consistentes e reais de retorno do investimento, principalmente no atual cenário econômico, e não de forma dispersa, simultânea e aleatória como está acontecendo.
    O recalculo das recentes reduções das demandas, além da planilha atualizada Pesquisa Origem Destino das Linhas Metropolitanas de 2022 é uma ferramenta fundamental na hora de definir a diretriz dos investimentos.
    Por conta destes dados já expostos podemos ter as seguintes importantes conclusões;
    1ª Linha 2-Verde: Se torna ágil, viável e econômica sua continuidade de expansão até Guarulhos bem como a assertividade de se alterar o Plano Diretor e a Lei do Zoneamento para minimizar os trajetos pendulares e descongestionar outras linhas, antes de relançar a Linha-19 e consolida-se ainda mais se a expansão da Linha 13-Jade estiver lá.
    2ª Trens Metropolitanos quaisquer que sejam as linhas sempre deveriam ser prioritários em relação aos TIC-Trens Intercidades pois beneficiam dezenas de vezes mais passageiros diariamente em seus deslocamentos como poderá facilmente ser comprovado pelo comparativo nas planilhas atualizadas de passageiros servidos.
    3ª A melhor forma para se flexibilizar o que ocorre atualmente nos sistemas públicos de transporte é o de se evitar e minimizar aglomerações e superlotações, e com relação aos usuários, é o de se deslocar da sua origem e destino com um mínimo de transbordos possível, neste caso a manutenção da “Linha Integradora-710” Trens Metropolitanos quaisquer que sejam as linhas sempre deveriam ser prioritários em relação aos TIC-Trens Intercidades pois beneficiam dezenas de vezes mais passageiros diariamente em seus deslocamentos como poderá facilmente ser comprovado pelo comparativo nas planilhas atualizadas de passageiros servidos.
    A melhor forma para se flexibilizar o que ocorre atualmente nos sistemas públicos de transporte é o de se evitar e minimizar aglomerações e superlotações, e com relação aos usuários, é o de se deslocar da sua origem e destino com um mínimo de transbordos possível, neste caso a continuidade da “Linha Integradora-710” é fundamental, pois se interconecta com a linha 2-Verde é um exemplo prático disto, pois beneficia a TODAS, inclusive da ViaMobilidade e não só os usuários desta Linha.
    Ainda com relação a antiga Linha-7 Rubi, os passageiros deixaram de se beneficiar com os acessos de todas estações pós Barra Funda com a eliminação de múltiplas baldeações desnecessárias com expressivo ganho de tempo diário na ida e na volta, além de acessos nas linhas 1-Azul e 4-Amarela, linhas 11, 12 e 13 Linha 2-Verde os mesmos poderão acessar as Linhas 5-Lilás, 15-Prata além dos serviços expresso até a Luz ou a “Linha integradora 710″ em Tamanduateí.
    Desta forma após concluir a Linha 2-Verde, o planejamento seria o início da Linha Perimetral 14-Ônix prevendo a ligação do Alto Tietê / Guarulhos até o ABC na Linha Integradora-710 na Estação Pirelli.

  7. ‘além dos serviços expresso até a Luz ou a “Linha integradora 710″ em Tamanduateí.
    Desta forma após concluir a Linha 2-Verde, o planejamento seria o início da Linha Perimetral 14-Ônix prevendo a ligação do Alto Tietê / Guarulhos até o ABC na Linha Integradora-710 na Estação Pirelli.’ Isso aqui que você falou é ouro em forma de mobilidade pública. Moro na ponta do ABC, na linha em que eles estão falando que existirá entre Santo André e Guarulhos. E se isso acontecer e se concretizar de fato, a melhora entre sistemas de transporte, principalmente na região metropolitana, não terá precedentes! Pois acredito que o objetivo de um ótimo sistema de mobilidade, principalmente entre trilhos, é esse que você abordou: dar mais opções ao usuário, com o mínimo de transferências no caminho e cada vez menos saturação e superlotação. Acredito que a mobilidade, de modo indireto, fortalece o sistema econômico como um todo, porque o problema de deslocamento do trabalhador não pode ser um empecilho usado pelo patrão na hora de contratação e nem de reclamações posteriores sobre o trajeto de seu funcionário. O trabalhador já tem que usar um transporte muitas vezes problemático e quando o faz, muitas vezes com superlotação. Não há trabalhador que aguente isso diariamente e nem que mereça!

    1. Prezado Henrique Vieira, agradeço as palavras de reconhecimento.
      Os atuais critérios de promover concessões não estão levando em conta a opinião dos usuários como nós e são feitos em locais em escritórios que se trabalha com ar condicionado não levando em conta o perrengue diário que passamos com a mobilidade.
      Esta Linha 20-Rosa com chegada no ABC foi lançada como compensação para tentar ludibriar a população por conta da compensação das múltiplas linhas que não foram construídas, e tentar a justificar a extinção da Linha Integradora-710!
      A Linha Integradora-710 possui “loopings” independentes, portanto as interferências de uma não bloqueia a circulação e não interfere na outra e nem abaixa o desempenho da Linha-11 Coral esta linha já ultrapassou em muito o limite de saturação com 7,1 passageiros por m², , quando no máximo seria 6,0 p/ m², além de serem mantidos os cargueiros e prolongando até Barra Funda só irá piorar a situação, pois elas não são concorrentes pois não utilizam as mesmas vias, é exatamente o oposto daquela informação inconsistente que aquele comentarista bajulador das concessões passou, pois com a chegada da Linha 2-Verde ela fará justamente a função de redistribuir o fluxo de passageiros nas integrações, ao contrário da Linha 13-Jade e novamente o planejamento técnico foi desprezado para serem tomadas medidas adaptadas sem fundamentos plausíveis, pois interpenetrar em “Y” a Linha 13-Jade na 12-Safira e novamente na 11-Coral que possuem cargueiros e prejudicando o funcionamento de ambas é uma insensatez incomensurável, visto que a Linha 13 não previa em seu projeto original seguir até a Barra Funda sem a expansão das atuais linhas e mantidos os cargueiros da MRV na área central para justificar o vão entre as composições e a plataforma.
      Embora seja possível com relação as expansões da CPTM, uma nova Estação da Luz subterrânea, os custos e o prazo são inexequíveis além de não resolver a demanda, e existem opções mais ágeis, econômicas, interessantes e factíveis com a redistribuição das demandas entre Luz e Lapa, que são com novas Estações da CPTM no Bom Retiro, Água Branca e Lapa.

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