Dez anos após anúncio, estação Mendes-Vila Natal será entregue nesta terça, 10

Projeto de extensão da Linha 9-Esmeralda da CPTM foi anunciado pelo governo do estado em julho de 2011, mas o que era para ser uma obra simples virou uma longa espera para os moradores da região
Trem da CPTM em testes na estação Mendes-Vila Natal (iTechdrones)

Ainda que em meio à obras pendentes, o governo Doria entrega nesta terça-feira, 10, a estação Mendes-Vila Natal, às 10 horas. A nova parada da Linha 9-Esmeralda acrescentará cerca de 2,2 km ao ramal da CPTM e será a 19ª do ramal.

A companhia ainda não forneceu detalhes do funcionamento da nova estação, mas é sensato esperar por uma operação assistida bastante restrita e que deve começar na quarta-feira, se seguir os procedimentos de outras inaugurações.

Será o fim de uma espera que completou ao menos 10 anos, quando o governo Alckmin anunciou a extensão de 4,5 km e que inclui também a mais atrasada estação Varginha.

De lá para cá, o projeto passou por idas e vindas, contratos cancelados e licitações refeitas para contar com investimento do governo federal, algo raro em obras metroferroviárias – a União geralmente só realiza financiamentos para São Paulo, ao contrário de outros estados.

A Série 2100 da CPTM na inauguração da estação Autódromo: trens inadequados para serviço metropolitano
A Série 2100 da CPTM na inauguração da estação Autódromo: trens inadequados para serviço metropolitano

Volta dos trens 20 anos depois

Vale lembrar que a região já contou com serviço sobre trilhos por conta da existência da Estrada de Ferro Sorocabana. Em 1992, a Fepasa abriu uma extensão operacional da Linha Sul até Varginha, que circulava em bitola métrica.

Em 1996, a CPTM assumiu sua operação, construindo novas estações ao longo do trecho principal então Linha C-Celeste. A extensão, com estações e vias precárias, acabou tendo o serviço suspenso em 2001.

A CPTM, no entanto, reformou parte do trecho e entre 2007 e 2008 inaugurou três novas estações, Autódromo, Primavera-Interlagos e Grajaú.

Veja o vídeo do iTechdrones que mostra o teste com trens na estação Mendes-Vila Natal

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10 comments
  1. E como sempre o governador se atrasa pra cerimônia de inauguração, deveria estar mandando apertar as calças pro evento! kkk

    A estação será muito importante pra região!

  2. Cerimônia vergonhosa, como se inaugurada uma obra pública sem a população? A estação não foi inaugurada!

    O Dória é uma vergonha que se supera a cada dia, não é à toa que foi eleito com o jargão BolsoDoria, é tão baixo quanto.

    1. Mas tu quer uma inauguração pública no meio da pandemia como senhor Felipe Almeida? Nem precisou abrir para o público, o público foi e geral aglomerou com vontade

      1. A desculpa é a pandemia? Nenhum trem partiu de Grajaú sentido M. Vila Natal, mas todos saiam lotados do Grajaú sentido Osasco. Pra isso pode ter aglomeração. Ninguém tava lá pra ver governador de calça justa, estavam pra utilizar o transporte!

  3. Sem obras da Linha 13 e um obra a menos na Linha 9, agora a CPTM devia focar em expandir as Linha 11 e 12 pra Cesar de Sousa e Suzano, respectivamente, ou pelo menos voltar a reformar/modernizar suas estações mais precárias (e opções não faltam para isso)

  4. Até ano que vem a cptm terá todas as linhas concedidas. Existe alguma obrigação da concessionária em relação a expansão?

  5. Pior foi meia dúzia de baba ovo contratado psra bajular e gritar Doria presidente. E nem bem inaugurou a estação já querem batizar com o nome do falecido prefeito que deixou um vice do pmdb corrupto como herança … Deus nos livre do PSDB em 2022

  6. Como se inaugura algo que nem vai funcionar como se deve, se vai funcionar das 10 as 13 horas, não vai atender a população, só politicagem, povo espera 10 anos pra isso, uma vergonha.

  7. Inauguração de obras não deveria ser politicagem! O povo deveria apenas lamentar pela demora! E exigir respeito e agilidade no investimento do seu próprio dinheiro.

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