Em dia de inauguração, Linha 17-Ouro tem mais quatro estações contratadas
Metrô de São Paulo lançou licitação para projeto executivo de engenharia e arquitetura das estações Panamby, Paraisópolis, Américo Maurano e Vila Paulista
Após protelar planos para expandir o ramal, alegando que primeiro deveria entregar o que estava atrasado, o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) aproveitará a inauguração da Linha 17-Ouro nesta terça-feira, 31, para anunciar a extensão do projeto com quatro novas estações.
A informação foi adiantada na segunda-feira pelo governo para a grande mídia, como tem sido praxe nas últimas semanas. O Diário Oficial, contudo, publicou nesta terça-feira, o edital que prevê o projeto executivo de engenharia e arquitetura, além da adequação do projeto básico das futuras paradas.
Tratam-se das estações Vila Paulista, localizada após Washington Luís, no sentido Jabaquara, e de Panamby, Paraisópolis e Américo Maurano, após a Marginal Pinheiros.
O trecho após Morumbi
A sessão pública de abertura das propostas está marcada para 23 de junho às 10h e será feita por meio eletrônico – os detalhes do edital ainda serão publicado pela companhia. As obras, no entanto, são esperadas apenas para 2028, como o próprio Metrô havia revelado tempos atrás.
Com os novos trechos, a Linha 17-Ouro terá 12 estações e 11,3 km de extensão e poderá ampliar sua demanda de forma considerável já que o atendimento à região de Paraisópolis deve atrair muitos passageiros em virtude da mobilidade deficiente.
A expansão até a estação Vila Paulista é a mais simples já que as vias se encontram ao lado do local onde ela será erguida. O trecho após ela depende da implantação da extensão da Avenida Roberto Marinho, que incluirá um parque linear onde outras duas estações serão construídas. Após isso, o monotrilho seguirá para a esquerda onde terá uma estação ao lado do Hospital Saboya e então chegará à Jabaquara, ligação com a Linha 1-Azul.
Área onde a Linha 17 terá a estação Vila Paulista (iTechdrones)
Polêmica do cemitério de volta?
A outra ponta também pode ganhar uma estação em tempo célere já que também possui uma extensão de vias considerável, restando a transposição do Rio Pinheiros para então chegar à área da estação Panamby.
Espera-se que ela possa ser viabilizada com apoio do empreendimento Parque Global, um complexo de torres residenciais, comerciais e hospital que está sendo construído na área. A estação ficará no meio desses edifícios e será um adendo importante para o projeto.
Depois desse ponto a situação é complexa: trata-se do trecho que passará ao lado do Cemitério do Morumbi e perto de residências de alto valor. Não se sabe ainda como o Metrô pretende equacionar a situação, que no passado causou polêmica.
As estações Paraisópolis e América Maurano ficam no entorno da comunidade e não devem causar problemas. A partir daí, o governo terá outras questões para contornar o estádio do Morumbi e seguir até o encontro com a Linha 4-Amarela em São Paulo-Morumbi, mas isso é assunto para outro momento.
