Em primeiro mês de operação plena, Vila Sônia já atrai mais passageiros que Fradique Coutinho

Nova estação da Linha 4-Amarela teve média de 16,3 mil usuários em dias úteis, mas movimento deve quintuplicar no futuro
Estação Vila Sônia: potencial para atrair 86 mil usuários por dia (Jean Carlos)

Operando de forma plena desde o dia 10 de maio, a estação Vila Sônia, da Linha 4-Amarela, começa a mostrar seu potencial de atração de passageiros. Segundo dados divulgados pela ViaQuatro, concessionária que opera o ramal de metrô, no mês passado passaram em média pela parada 16,3 mil usuários em dias úteis.

Trata-se de uma média já superior a de Fradique Coutinho, estação menos movimentada da Linha 4, que recebeu pouco mais de 14,5 mil passageiros diariamente em maio.

Tudo indica que Vila Sônia deve galgar posições no ranking das 11 estações da Linha 4-Amarela já nos próximos meses. Superar Oscar Freire (20 mil usuários), Higienópolis-Mackenzie (23,7 mil) e Faria Lima (28,8 mil) não será uma tarefa difícil já que elas não são conectadas à terminais de ônibus, que ampliam a demanda.

Mas mesmo São Paulo-Morumbi (31,7 mil passageiros) e Butantã (38,9 mil) não devem demorar a ser ultrapassadas já que a projeção do Metrô para Vila Sônia é bem elevada. Segundo esses estudos, a estação terminal da Linha 4 pode receber cerca de 86 mil usuários em dias úteis, ou mais de cinco vezes o volume de maio.

Movimento de passageiro em maio, primeiro em que a estação Vila Sônia funcionou em tempo integral

Isso fará Vila Sônia se aproximar de três das quatro estações mais movimentadas do ramal, Pinheiros (88,7 mil passageiros), Paulista (92,6 mil) e República (96,7 mil), mesmo sem ter conexão com outras linhas como elas, o que já evidencia sua imensa capacidade. Apenas Luz está em outro patamar, com mais de 117 mil passageiros acessando a Linha 4 diariamente.

Localizada próxima à divisa com o município de Taboão da Serra, Vila Sônia é um raro ponto de ligação com a rede metroferroviária. Seu grande terminal de ônibus e existência de um serviço de ônibus gratuito oferecido pela ViaQuatro para usuários que moram em Taboão também fazem crer que será questão de tempo para ela figurar entre as mais movimentadas de toda a malha sobre trilhos.

Total
0
Shares
Antes de comentar, leia os termos de uso dos comentários, por favor
8 comments
  1. Imagina se essa linha avança 1 ou 2 estações sentido Taboão, com certeza seria uma linha tão importante quanto a linha 3

  2. Claro. Colocaram por volta de 20 linhas de ônibus nesse ponto final então o povo e obrigado a ir pra aí ao invés dos seus destinos normais. Eu mesmo só vou porque o 510 faz ponto final nessa estacao\terminal. E é um Grande desperdício não ter integração como na linha lilás no campo limpo.

  3. Vamos pois somos obrigados, mudaram as linhas de ônibus para lá não é por opção e sim por não ter como chegar ao seu destino sem parar em outro lugar!

  4. E pelo visto, o terminal continuará sem bancos pras pessoas sentarem. Gostei das mudanças de algumas linhas mas uma integração gratuita aos moldes do Metrô Capão Redondo será muito bem vinda, já que as chances de uma 576 voltar a ativa são praticamente 0

  5. Não por opção d passageiros, vcs jogaram todas as linhas intermunicipais para esse terminal, sem se preocupar com o bem estar dos passageiros…. a estação tem um trajeto muito longo entre o terminal e de fato o metrô(o que é inviável para idosos, gestantes e passageiros co. Dificuldade de locomoção), o terminal não tem integração gratuita com o metrô o que esta fazendo nos passageiros gastarmos mais) tendo em vista que o empregador não quer pagar mais uma passagem), outra uma passageiro q gastava e média 5,85 até Pinheiros ( ou que descia ao longo da Av Francisco Morato) gasta tem que gastar agora R$8,05 até Pinheiros, e os que precisam descer ao longo da Francisco Morato só tem 2 opções que demoram um tempão pra passar ou/e vem lotadas….
    Moral da história o que era pra ser um alívio virou um tormento

  6. A estação precisa cuidar mais da limpeza. Os pisos estão manchados e com vários locais com pingos de óleo,provavelmente vindos do terminal de ônibus.

  7. Falta levar o metrô até Taboão da Serra ,infelizmente caso isto ocorra será uma estação mais para o pessoal do lado de São Paulo/ campo limpo, portal do Morumbi, já que o metrô vai morrer tão somente na dívisa entre as cidades. Pessoal de Taboão vai somente ficar mais restrito ao próprio território, já que com uma futura extensão, os ônibus intermunicipais não deverão mais entrar cá capital.

Comments are closed.

Previous Post

Acciona abre mais 400 das 9 mil vagas de trabalho previstas para as obras da Linha 6

Next Post

Metrô espera ativar sistema CBTC na Linha 1-Azul aos domingos

Related Posts