Estação Clínicas da Linha 2-Verde ganha novos sanitários

Estação é a primeira de um pacote de 25 estações do Metrô que terão facilidade
Novos Banheiros na estação Clínicas

O Metrô entregou nesta semana novos sanitários na estação Clínicas, da Linha 2-Verde.

Trata-se de um pacote que inclui 25 estações beneficiadas com os novos equipamentos. No início de 2025, a estação Luz, da Linha 1-Azul, e as estações Brigadeiro, Consolação e Trianon-Masp, da Linha 2-Verde, devem ser as próximas a terem os novos sanitários.

Na estação Clínicas, os banheiros estão disponíveis na área paga logo após as catracas e atendem à metragem mínima prevista na NBR 9050, considerando também as medidas de cabines para pessoas com necessidades especiais/PCD.

Além das estações já citadas, fazem parte do pacote  as seguintes paradas:

  • Linha 1-Azul: Carandiru, Conceição, Japão-Liberdade, Jardim São Paulo-Ayrton Senna, Parada Inglesa, Portuguesa-Tietê, Praça da Árvore, Santa Cruz, Santana, São Judas, Saúde, Tiradentes, Tucuruvi, Vergueiro e Vila Mariana.
  • Linha 2-Verde: Ana Rosa, Santos-Imigrantes, Sacomã, Sumaré e Vila Madalena.

As benfeitorias são viabilizadas por meio dos contratos de exploração comercial nas estações das linhas 1-Azul e 2-Verde do Metrô, que incluem essas obras como parte das obrigações das concessionárias.

3 comments
  1. Uma boa notícia, mas infelizmente algumas de maior circulação de pessoas não estão incluídas. Na linha 1 poderiam incluir Armênia que conta apenas com um sanitário escuro, detonado e horrível fora da área paga no terminal, e São Bento devido a alta circulação de pedestres que vem da 25 de Março.

    Uma pena não ter estações da linha 3, seriam bons em Artur Alvim, Penha, Tatuapé e Brás, embora essa última eles recomendam atravessar toda a passarela e usar o sanitário da CPTM perto da saída principal do Largo da Concórdia.

  2. Obra desnecessária.

    As estações foram construídas originalmente sem sanitários por serem pontos de passagem. A instalação de sanitários incentiva uma permanência desnecessária nas estações, além de criar um ponto crítico permanente de insegurança (não há como colocar um segurança no sanitário) e ponto viciado de vandalismo e sujeira.

    1. Desejo do fundo do coração que você jamais tenha que desesperadamente utilizar um banheiro, seja por qualquer motivo: idosos, pessoas com doenças intestinais e do trato urinário, incontinência ou se por ventura alguém derrubar sorvete, refrigerante em você. Que jamais tenha que passar algum constrangimento ou desconforto. Nunca vi isso…ser contra instalação de banheiros para a população só porque necessitam de manutenção e vigilância..

Comments are closed.

Previous Post
Mezanino da estação Guaianases (Jean Carlos)

Projeto de novas escadas rolantes em Guaianases é cancelado

Next Post
Projeção da estação Taboão da Serra, da Linha 4-Amarela

Assembleia Legislativa aprova contratação de mais de R$ 10 bilhões para projetos sobre trilhos em SP

Related Posts