A Estação Guaianases da Linha 11-Coral é uma das mais movimentadas do ramal. A parada deveria receber melhorias como novas escadas e um bicicletário, mas a licitação para as benfeitorias foi cancelada.
O projeto previa a implantação de quatro novas escadas rolantes no lugar de escadas fixas existentes, melhorando o fluxo de passageiros e o conforto no deslocamento.
Além disso, um bicicletário com 1.030 vagas estava previsto para ser construído na área externa da estação. O projeto previa investimento total de 16,5 milhões.
Entretanto, nesta quarta-feira, 11, a CPTM decidiu por encerrar a licitação que resultou como fracassada. A empresa Construmax Construções e Empreendimentos Ltda foi a única empresa a enviar proposta, sendo inabilitada pela companhia.
Com o advento da concessão das linhas 11, 12 e 13 o empreendimento será ser delegado à futura concessionária, algo que já estava previsto nas prévias do processo licitatório.
Enquanto isso, o passageiro da Estação Guaianases permanecerá com a situação atual. A parada ferroviária é acessível, mas apenas possui elementos fixos de deslocamento vertical.
Essa é a “competência” da CPTM. Mesmo com dinheiro recebido do estado, não consegue implantar seus projetos com sucesso.
O projeto de instalação de escadas rolantes em Guaianases é de 2014, feito pela GPO Sistran (contratada pela CPTM). Em dez anos, a CPTM não conseguiu implantar esse projeto.
É por isso que a população vota em peso em quem promete concessão das linhas da CPTM.