O Metrô de São Paulo publicou nesta quarta-feira, 28, os documentos da licitação de projeto executivo e obras civis da futura estação Ipiranga, da Linha 15-Prata. O escopo do contrato também inclui a implantação das vias restantes entre Vila Prudente e a ligação com a estação Ipiranga da Linha 10-Turquesa, além de sistemas e ciclovia, entre outros.
O numeroso material ainda está sendo analisado por este site, mas algumas informações importantes já ficaram claras. A primeira é que o impacto das vias do monotrilho deverá ser relativamente baixo na Favela de Vila Prudente, que fica localizada às margens da Avenida Professor Luiz Ignácio Anhaia Mello.
O projeto básico mostra que o trecho em elevado fará uma breve curva à esquerda antes de cruzar a rampa do Expresso Tiradentes. Só então as vias entrarão no terreno da comunidade, onde os imóveis utilizam uma ponta da área ocupada pelos moradores.
Dali, o monotrilho seguirá paralelo ao Viaduto Grande São Paulo, cruzando as vias da CPTM e então virando para a direita, no sentido da atual estação Ipiranga. Por fim, a Linha 15 fará uma nova curva à esquerda para abrir espaço para a futura estação do monotrilho.

Estação moderna e sustentável
Um imenso contraste espera pelos futuros usuários da Linha 15 que chegarem à Ipiranga. A estação, como ilustrações anteriores já haviam antecipado, terá uma arquitetura mais moderna e com acabamento superior ao padrão das demais estações do monotrilho.
Antes de mais nada, Ipiranga será mais sustentável graças à várias iniciativas, a mais vistosa delas a cobertura com células fotovoltaicas. Além disso, o telhado contribuirá para prover as plataformas de iluminação natural, um ponto negativo das paradas em operação atualmente.
As plataformas serão laterais, como na estação Morumbi, da Linha 17-Ouro, um layout que facilita expansões da estação caso um dia o Metrô considere ampliar o número de vagões.
A estação contará com dois acessos para a área não paga ao sul e um terceiro, que fará a conexão com a Linha 10-Turquesa. Aparentemente, o escopo do projeto do Metrô não contempla qualquer intervenção na área da CPTM, que possivelmente deverá providenciar a adaptação da velha estação Ipiranga.
Os bloqueios ficarão localizados na parte sul, próximos aos acessos externos. A estação parece que terá oito escadas rolantes entre o mezanino e a plataforma, além de áreas que poderão ser usadas para comércio e serviços. As salas técnicas e operacionais ficarão num pavimento inferior ao mezanino, acima do térreo.
No nível da rua, o Metrô usará a área edificada para instalar equipamentos diversos, mas há previsão para um espaço comercial também. Haverá uma via para acesso de ônibus do lado oeste onde fica o acesso da Avenida Presidente Wilson. Por fim, o subsolo do prédio principal abrigará o porão de cabos, reservatórios de água e caixas de águas pluviais.

Pronta em 2026?
O edital traz o prazo de execução dos serviços como 40 meses após a assinatura da ordem de serviço. Como o leilão está marcado para 09 de dezembro é de se imaginar que o vencedor só deverá assinar o contrato no primeiro trimestre de 2023, caso não ocorram atrasos ou recursos administrativos e judiciais.
Nesse cenário, a estação Ipiranga e sua extensão operacional poderiam ficar prontas no segundo semestre de 2026, portanto, após a previsão oficial, que é de 2025.