Estação Ipiranga da Linha 15-Prata contrastará com restante do ramal de monotrilho

Extensão da linha de metrô permitirá conexão com a Linha 10-Turquesa e deve ficar pronta em 2026. Traçado deve minimizar retirada de moradores de comunidade à beira da Avenida Anhaia Mello
Estação Ipiranga da Linha 15 (CMSP)

O Metrô de São Paulo publicou nesta quarta-feira, 28, os documentos da licitação de projeto executivo e obras civis da futura estação Ipiranga, da Linha 15-Prata. O escopo do contrato também inclui a implantação das vias restantes entre Vila Prudente e a ligação com a estação Ipiranga da Linha 10-Turquesa, além de sistemas e ciclovia, entre outros.

O numeroso material ainda está sendo analisado por este site, mas algumas informações importantes já ficaram claras. A primeira é que o impacto das vias do monotrilho deverá ser relativamente baixo na Favela de Vila Prudente, que fica localizada às margens da Avenida Professor Luiz Ignácio Anhaia Mello.

O projeto básico mostra que o trecho em elevado fará uma breve curva à esquerda antes de cruzar a rampa do Expresso Tiradentes. Só então as vias entrarão no terreno da comunidade, onde os imóveis utilizam uma ponta da área ocupada pelos moradores.

Dali, o monotrilho seguirá paralelo ao Viaduto Grande São Paulo, cruzando as vias da CPTM e então virando para a direita, no sentido da atual estação Ipiranga. Por fim, a Linha 15 fará uma nova curva à esquerda para abrir espaço para a futura estação do monotrilho.

Trecho do monotrilho passará numa ponta da Favela de Vila Prudente (Montagem com imagem do Metrô sobre mapa da Geosampa)

Estação moderna e sustentável

Um imenso contraste espera pelos futuros usuários da Linha 15 que chegarem à Ipiranga. A estação, como ilustrações anteriores já haviam antecipado, terá uma arquitetura mais moderna e com acabamento superior ao padrão das demais estações do monotrilho.

Antes de mais nada, Ipiranga será mais sustentável graças à várias iniciativas, a mais vistosa delas a cobertura com células fotovoltaicas. Além disso, o telhado contribuirá para prover as plataformas de iluminação natural, um ponto negativo das paradas em operação atualmente.

As plataformas serão laterais, como na estação Morumbi, da Linha 17-Ouro, um layout que facilita expansões da estação caso um dia o Metrô considere ampliar o número de vagões.

A estação contará com dois acessos para a área não paga ao sul e um terceiro, que fará a conexão com a Linha 10-Turquesa. Aparentemente, o escopo do projeto do Metrô não contempla qualquer intervenção na área da CPTM, que possivelmente deverá providenciar a adaptação da velha estação Ipiranga.

Os bloqueios ficarão localizados na parte sul, próximos aos acessos externos. A estação parece que terá oito escadas rolantes entre o mezanino e a plataforma, além de áreas que poderão ser usadas para comércio e serviços. As salas técnicas e operacionais ficarão num pavimento inferior ao mezanino, acima do térreo.

No nível da rua, o Metrô usará a área edificada para instalar equipamentos diversos, mas há previsão para um espaço comercial também. Haverá uma via para acesso de ônibus do lado oeste onde fica o acesso da Avenida Presidente Wilson. Por fim, o subsolo do prédio principal abrigará o porão de cabos, reservatórios de água e caixas de águas pluviais.

O percurso completo do novo trecho (Montagem com imagem do Metrô sobre mapa da Geosampa)

Pronta em 2026?

O edital traz o prazo de execução dos serviços como 40 meses após a assinatura da ordem de serviço. Como o leilão está marcado para 09 de dezembro é de se imaginar que o vencedor só deverá assinar o contrato no primeiro trimestre de 2023, caso não ocorram atrasos ou recursos administrativos e judiciais.

Nesse cenário, a estação Ipiranga e sua extensão operacional poderiam ficar prontas no segundo semestre de 2026, portanto, após a previsão oficial, que é de 2025.

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12 comments
  1. Foi citada uma atual estação São Carlos
    Acho que houve um equívoco.

    Fora isso, texto e análise muito boa! Parabéns!!!

  2. O traçado segue 98% do que eu havia imaginado, minimizando ao máximo a remoção das moradias da comunidade.
    Agora nos resta esperar para que a empresa seja selecionada sem maiores complicações e assim o monotrilho chegue o quanto antes até Ipiranga!

  3. Aparentemente, Ipiranga será mais sustentável graças à várias iniciativas, sendo a mais moderna delas é a utilização de células fotovoltaicas. Além disso, a cobertura contribuirá para prover as plataformas de iluminação natural, o que não ocorrem na maioria das estações da CPTM em operação atualmente.
    Estas inovações são importantes, porém se devia se apresentar mais detalhes quais serão as benfeitorias para o entorno desta nova Estação, uma vez que atualmente é um local ermo e mal aproveitado, existirá terminais de ônibus nas áreas periféricas?
    E quanto aos acessos no Ipiranga para a Linha Central do Serviço Integrador-710 da CPTM que hoje só existem em Santo André, São Caetano e Tamanduateí eles existirão?
    Existe planejamento com área reservada para se prolongar a Linha 5-Lilás que faz terminação na Chácara Klabin?
    Com relação a este trecho do texto; ”o escopo do projeto do Metrô não contempla quaisquer intervenções na área da CPTM, que possivelmente deverá providenciar a adaptação da velha estação Ipiranga”, isto significa que aquela estação vai permanecer?

  4. Obra muito importante pra desafogar a estação Vila Prudente, além de Tamanduateí. Mas esperamos que viabilizem a expansão da L5 até o Ipiranga, e sendo assim redistribuindo a demanda pela rede.

  5. Vão desviar as vias do Monotrilho pra não precisar desapropriar as pessoas que moram na comunidade da Vila Prudente… Estão perdendo oportunidade de realocar essas pessoas em moradias mais dignas. Se aquela população não quer sair de lá, pq não usar o próprio terreno onde está a comunidade pra construir prédios do CDHU?

  6. Porque não tiveram o mesmo cuidado com as centenas de proprietários, que pagaram pelos seus imóveis e sempre pagaram impostos. Esses foram simplesmente desapropriados e entregues a própria sorte. Política de favorecer o coitadinho, que tudo merece e penalizar quem trabalhou e lutou para ter sua moradia. Neste país, infelizmente, só tem direito quem é muito pobre (ou acomodado) ou quem é muito rico, os outros que se danem.

    1. politica de favorecer o coitadinho? kkkk até parece que pobre tem algo de bom vindo de governo, piada. você é preconceituosa isso sim

  7. Dei uma olhada nos projetos do Edital e esta previsto uma nova estação Ipiranga da CPTM com plataforma central, mas realmente não esta vinculado a essa obra.

    1. Jeciel.
      Estou chegando à conclusão que ainda não será desta vez que aquele amplo Terminal “Hubber” unificado com inumeráveis utilidades e englobava a terminação da Linha 5-Lilás, 15-Prata com amplo acesso a ociosa linha central da CPTM e que sempre aparecem em papel nas maquetas ilustrativas como as do Pari, Alto da Mooca / São Carlos entre outras não será edificado e a população foi ludibriada mais uma vez!
      Por que se constrói estações e se estende linhas em locais e linhas de concessão com Mendes Natal, Varginha entre outras por conta do Estado, e a CPTM sempre é tratada como serviço de 2ª categoria?
      Em propaganda eleitoral atual pública, o próprio candidato a governador que deseja reeleição informou que quer retomar as 8 mil obras em andamento, sendo que o Ministério Público constatou ~35 obras paralisadas do Metrô/ CPTM, será que devemos continuar acreditando!?

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